Após uma interrupção de dois anos, a Portojóia regressou revigorada com uma edição que se caracterizou por um aumento da intenção de compra e pela presença de novos expositores e de criadores emergentes de diferentes partes do mundo.
De 22 a 25 de setembro, a Exponor Exhibitions voltou a abrir portas ao setor da joalharia em Portugal. A 31ª edição da Portojóia – Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria reuniu cerca de 100 expositores, entre eles 7 designers e 9 empresas estrangeiras vindas de Espanha, Colômbio, Turquia, Itália e Polónia.
O regresso ao contacto presencial, depois de dois anos de pausa por conta da pandemia, revelou a forte capacidade de adaptação do setor de joalharia, transformado pela migração digital e pelo e-commerce que, segundo a AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, contribuiu para um aumento de 23% no volume das exportações nos últimos três anos. É o caso de expositores como a Mel Jewel, marca fundada em 2016 por Luísa Pedroso e Marta Sá Cabido, que através da sua loja online já chegou a países como Coreia do Sul, Vietname, Estónia e Holanda.
De acordo com Amélia Estevão, Diretora de Marketing da Exponor, “o regresso da Portojóia superou as nossas expectativas. Além de cumprirmos o propósito de voltar a reunir presencialmente os expositores e de criarmos oportunidades de negócio, esta nova edição da feira refletiu temas do futuro que já estão a transformar o setor – web 3.0 e NFT’s na joalharia e joias sem género são alguns exemplos”. O balanço positivo é partilhado transversalmente pelas empresas que estiveram presentes e que destacaram a plataforma E+E Portojóia, uma das novidades da nova edição da feira, como uma ferramenta “interessante” para prolongar contactos com novos clientes.

No segundo dia do certame foram conhecidos os vencedores dos “Prémios Best Of 2022”, competição que anualmente reconhece os melhores da indústria:
Prémio Carreira: Rómulo Silva, proprietário da Goris Jewels
Designer Revelação: Fiordy Studio
Aluno Revelação: Catarina Silva Farhat, Teresa Alves Serôdio e Paula Ramos
Melhor Montra: Marcolino, Rua de Santa Catarina 84, 4000-441 Porto
Melhor Loja Física: Elements 75’80, R. Sara Afonso 1036, 4460-282 Sra. da Hora (NorteShopping)
Melhor Loja Online: Mesh Jewellery
Melhor Stand: Sara Sousa Pinto Jewellery e uma menção honrosa a Teresa & Paula Barbosa, Lda.
Melhor Montra em Stand: Sara Sousa Pinto Jewellery e uma menção honrosa a Eugénio Campos
Em destaque esteve ainda a iniciativa “Arts & Jewels” que apresentou as colaborações exclusivas entre o universo da joalharia e criadores de outros setores nas áreas de pintura, design de interiores, cerâmica e tecelagem. Ao longo de todo o evento, estiveram em exposição as peças assinadas pelas duplas: Sara Maia Jewelry, que aliou a reinterpretação da técnica de renda de bilros à expressão artística de Raquel Rocha (pintora erótica); Mel Jewel juntou-se a André Teoman Studio, criador que usa a interseção entre arte e design como lugar de experimentação; Elina Bried Jewelry uniu as suas peças esculturais e geométricas à tradição e à cultura ancestral da Almavina; e Hoyara Jewellery, que criou uma peça inspirada na técnica de tecelagem manual da NóMeraki.
Imagens: Portojóia . . 31ª edição da Portojóia ergue a bandeira da internacionalização
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.