Capotes alentejanos desfilaram na XI Semana da Moda em Sevilha
Projecto intrépida promove presença de Portugal e Espanha no CODE 41 Trending Day
- Marcas Capote’s Emotion e HOLAHOLAHOLA representaram Portugal e Espanha, respetivamente, integradas no projeto INTREPIDA e na XI edição da Semana da Moda de Sevilha.
- CODE 41 Trending Day, uma iniciativa que aposta em desfiles de moda como forma de promoção e plataforma comercial internacional.
- Projeto INTREPIDA visa potenciar a Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha com o apoio do programa Interreg POCTEP.
O projeto INTREPIDA — que visa potenciar a Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha através do programa Interreg POCTEP — apoiou a presença das empresas Capote’s Emotion (Alentejo) e HOLAHOLAHOLA (Andaluzia) no evento CODE 41 Trending Day, uma iniciativa que aposta em desfiles de moda como promoção para as empresas participantes, além de plataforma comercial internacional.
A Capote’s Emotion e a HOLAHOLAHOLA — duas marcas de design e moda, que se destacam pela originalidade das suas criações — tiveram assim a oportunidade de participar, no dia 14 de fevereiro, no desfile da XI edição do CODE 41 Trending Day da Semana da Moda de Sevilha 2019.
Para as duas marcas, esta é uma oportunidade única já que lhe permite: atuar fora do mercado onde já estão inseridas; diversificar a forma de apresentar os seus produtos; captar potenciais clientes e, sobretudo, traçar caminho até à internacionalização.
O atelier Capote’s Emotion, localizado em Évora, foi a empresa que esteve a representar Portugal, tendo sido esta a primeira vez que esteve presente na Semana de Moda de Sevilha graças ao apoio do projeto INTREPIDA. Aliar a inovação à tradição está no ADN do trabalho desenvolvido por esta marca. Criada pela empresária Delfina Marques tem por objetivo de reinventar e promover o capote alentejano como peça de vestuário, dando-lhe um design mais atual e moderno maximizado o seu conforto e funcionalidade. Atualmente, esta empresa integra o Núcleo Empresarial Da Região De Évora, NERE, sócio do projeto INTREPIDA.
Delfina Marques, salienta que “o projeto INTREPIDA promove a importante partilha de experiência e trabalho conjunto de empresárias portuguesas e espanholas, assumindo a mais valia de que “juntas fazemos melhor”. Para a Capote’s Emotion, possibilitou ainda a presença na Semana da Moda de Sevilha – Code 41, importante representação da marca num evento incontornável, reforçando a estratégia de internacionalização da empresa”.
Por outro lado, esteve também a marca HOLAHOLAHOLA, um projeto original, despreocupado e arriscado que é o resultado de três artistas que trabalham em diferentes disciplinas. É composto e criado pelas marcas: Debaga (tatuagem têxtil), Tinatha (ilustração) e Ulumuluka (alfaiataria). Estas diferentes artes foram combinadas para dar vida a um mundo próprio onde a imaginação aplicada à arte de vestir não tem limites.
As suas presenças neste que é um dos eventos mais importante da moda em Espanha só foi possível graças ao apoio do projeto INTREPIDA. Neste âmbito, ambas as marcas puderam contar com o apoio financeiro dos fundos FEDER para assegurar todas as despesas relacionadas com as suas participações nas várias atividades integradas na Semana da Moda de Sevilha.
Para além da participação no desfile, os responsáveis por estas duas marcas têm ainda a possibilidade de vender as suas peças no “showroom post CODE”, de 21 de fevereiro a 15 de março 2019, localizado na Libélula Shop Sevilla. Antes do desfile, a Capote’s Emotion esteve ainda na Escola de Moda de Sevilha, onde puderam mostrar as suas criações e contar a história do capote alentejano. As responsáveis pela marca, Delfina Marque acompanhada da sua filha Maria Rita, tiveram ainda oportunidade de visitar o atelier da prestigiada empresa de moda flamenca LINA 1960, onde ficaram a conhecer um pouco mais sobre todo o processo de criação de um traje flamenco e a história da empresa.
O projeto INTREPIDA, coordenado pela Fundação Tres Culturas Del Mediterráneo, tem por principal objetivo impulsionar a competitividade empresarial das PMEs administradas por mulheres no território transfronteiriço da Andaluzia, do Algarve e do Alentejo, promovendo a sua internacionalização através de novos modelos de desenvolvimento e cooperação comercial.
Financiado pelo Programa INTERREG POCTEP Espanha e Portugal, aprovado pela União Europeia para o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o projeto INTREPIDA desenvolve outras atividades como os encontros empresariais B2B Juntas Somos Mais, os Fóruns de Trabalho, Capacitação em Internacionalização e TICs para as empresárias, Visitas a Empresas e Sensibilização Pedagógica em empreendedorismo nas escolas.
A Fundação Tres Culturas Del Mediterráneo, para o projeto INTREPIDA, conta também com a colaboração da Fundación Universidad Empresa de la Província de Cádiz (FUECA) e Diputación de Huelva. Em Portugal, tem uma parceria com as associações NERE e NERPOR, no Alentejo, com a associação REGIOTIC no Algarve.