A mais importante feira internacional de têxteis-lar, conta uma vez mais com uma forte participação portuguesa no certame, um total de 81 empresas lusas. Em exposição estará uma mostra significativa daquilo que melhor se faz no sector dos têxteis-lar, um dos mais reconhecidos e prestigiados internacionalmente.
O Exmo. Sr. Ministro da Economia, Prof. Dr. Manuel Caldeira Cabral, irá visitar os stands portugueses na Heimtextil, durante o próximo dia 12 de janeiro, pelas 14h00 a convite da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). A Associação irá oferecer um cocktail, que terá lugar no espaço “Fashion From Portugal”, junto ao fórum de tendências “The Portuguese Home Tex’Style”, à comitiva e a todos os expositores portugueses na Heimtextil 2017.
Para além das presenças individuais “made-in Portugal” no certame, as grandes tendências que vão marcar os têxteis-lar em 2017 estarão em exposição no Fórum de Tendências “The Portuguese Home Tex’Style”, materializadas pelos produtos de 28 marcas portuguesas, uma iniciativa liderada pela Associação Selectiva Moda.
Convergência é o conceito que inspira a conceção do Fórum The Portuguese Home Tex’Style 2017. «Esta ideia, no espaço expositivo, materializa-se na associação de formas maxi e arquitetónicas (fabricadas em materiais do quotidiano e com carácter industrial) a áreas verdes e vivas. Expressa a necessidade urgente de integrar a natureza no contexto urbano e humano; traduz o crescente movimento pela Sustentabilidade. As pessoas convergem para um caminho comum, as retas encontram-se num mesmo ponto, as texturas porosas, brutas e mate – betão – ligam-se a texturas de minerais polidos – cobre e prata. O universo construído e o orgânico harmonizam-se. O Fórum apresenta uma estética minimal que expande força e identidade!», explica Dolores Gouveia, coordenadora do projecto.
As propostas levadas pela AMR caracterizam-se pelas texturas, desenhos e cor, que são incorporadas em delicados tecidos produzidos em jacquard, com fios de alta qualidade em 100% algodão e orientadas sempre para a gama alta. Para Ana Maria Ribeiro, manager da marca «reforçar a nossa presença no mercado e estar mais próximos dos clientes», são os principais objectivos. A marca apresenta os seguinte segmentos: MIA ZARROCCO e PORTUGAL HOME para as linhas de casa; DE PORTUGAL NATURALMENTE para os produtos orgânicos, e PREMHYUN para hotelaria.
«Seleccionámos a feira Heimtextil para a apresentação da nossa coleção 2017. Para nós, ainda continua a ser a mais importante feira de têxteis-lar do mundo e tratando-se de uma montra viva internacional, não poderíamos deixar de estar presentes. É uma porta aberta para chegarmos a mercados emergentes e consolidar os já conquistados. Quando participamos numa feira desta envergadura, as expectativas têm de ser as melhores. É com esse objetivo e espírito que preparámos o ano de 2017», afirma Laura Carvalho, directora de produto da BOMDIA. Em exposição estará uma coleção inspirada no exterior, no ar livre, nos espaços verdes e em tudo o que proporcione luz, tranquilidade, calma e introspeção.
Motivos florais conjugados com geométricos, fazendo lembrar os jardins e os alpendres, uma paleta de cores em tons suaves, que se fundem nos fios de alta qualidade e que nos transportam para um ambiente de bem-estar e contentamento.
Para Manuela Dias, administradora da empresa B. Sousa Dias, esta feira é a mais importante do sector «estamos presentes nesta feira há mais de 30 anos e vamos continuar à apostar nela. Os compradores do setor de todo o mundo deslocam-se a Frankfurt para dialogar e negociar com os fornecedores». Em destaque estará a nova colecção 2017 de atoalhados.
Por seu lado, a Bovi apresenta a sua novíssima colecção BOVI 2017 onde, para além de manter os bordados pelos quais a marca é reconhecida, apresentam coordenados com jacquards e estampados, uma colecção ecléctica, adaptada às tendências do mercado mas mantendo a sua base nos padrões intemporais. «A BOVI participa de forma regular na Heimtextil, à mais de 30 anos, e esta continua a ser a mais importante e a mais dinâmica feira para o sector dos têxteis-lar. O palco ideal para a apresentação de novos desenhos e produtos. Recebemos nesta feira a visita dos nossos principais clientes e, todos os anos, damo-nos a conhecer a novos e potenciais parceiros», indica Gabriel Ribeiro.
O linho terá o papel principal na colelão da portuguesa Mi Casa Es Tu Casa, assim como os favos coloridos e as diferentes técnicas e acabamentos utilizados nas diferentes gamas de produto (banho/cama/mesa). «Consolidar e atrair novos clientes são as nossas principais expectativas», refere Juliana Fernandes, designer da empresa.
A Neiper Home viaja até Frankfurt para apresentar as principais novidades e tendências da nova colecção. « A nossa presença destina-se fundamentalmente a apresentar as nossas ideias a nível de tendências e novos desenvolvimentos à nossa base de clientes, pelo que a expectativa é a de que as novas tendências tenham boa aceitação«, revela José Luís Zamith, director comercial da empresa.
A Têxteis Penedo apresenta as principais novidades para cama, mesa e decoração, e tem como principal objectivo «estabelecer novos contactos», como indica Rafaela Ferreira, do departamento de marketing da empresa.
Texturas, jacquards e percales com acabamentos stone wash, metálicos, estampados digitais, produtos orgânicos e hotel collection, são os destaques da colecção da Piubelle.
A Heimtextil é a maior e mais importante feira do setor de têxteis-lar, onde é possível ficar a par de todas as novidades e últimas tendências nos segmentos roupa de cama, banho, mesa, tapetes e carpetes e ainda artigos de decoração para janelas e paredes, com especial destaque para o papel de parede que tem vindo a ganhar um papel de destaque na feira.
O Fórum de Tendências “The Portuguese Home Tex’Style” é uma ação do From Portugal 2017, uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto From Portugal 2017 é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 12.422.824,75 €, dos quais 6.815.741,00 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.