O programa do 40.º Portugal Fashion inclui 11 desfiles no âmbito do projeto Bloom, plataforma aberta ao trabalho de jovens criadores e respetivas marcas. Desta feita, o calendário concentra no dia 23 de março todos os desfiles referentes ao Bloom. O local escolhido volta a ser o Palácio dos CTT, no Porto, com o arranque das apresentações a acontecer às 14h30, assinalado através do desfile coletivo de Olimpia Davide e da marca Amorphous, da jovem designer Carla Alves.
O segundo desfile do dia acontece às 15h30 e é protagonizado por Nycole, uma estreia no programa dos desfiles Bloom. As apresentações das coleções para o próximo outono-inverno prosseguem, uma hora depois, com o desfile do bloomer Eduardo Amorim, que recentemente participou na feira White Milano Uomo, uma ação internacional que contou com o apoio do projeto Next Step, o “braço comercial” do Portugal Fashion. A tarde continua com os desfiles de Maria Kobrock, Beatriz Bettencourt, Mariana Almeida e Pedro Neto. A partir das 21h00, os últimos três desfiles da jornada Bloom ficam a cargo de David Catalán, Sara Maia (22h00), e Inês Torcato (23h00).
O Palácio dos CTT foi, pela segunda vez consecutiva, a location consagrada aos desfiles do Bloom. Aguarda-se, novamente, uma grande festa de cultura urbana, não apenas pelo ambiente alternativo do Palácio dos CTT, mas também porque, durante os intervalos dos desfiles, a animação ficará a cargo dos DJ sets de Alfredo, Maria e DJ KITTEN, a par de uma emissão especial assegurada pela Rádio Nova Era.
“Os novos talentos que lançamos na plataforma Bloom são, na realidade, verdadeiras startups que têm elevado a etiqueta made in Portugal por esse mundo fora. Ora, dado que um dos principais desideratos do Portugal Fashion é precisamente a promoção da moda nacional no país e no exterior, trabalho que realiza diariamente ao longo destes quase 22 anos de existência, consideramos que a autonomia do espaço Bloom era inevitável. Aliás, este novo modelo, que já experimentámos na edição passada, beneficia todo o projeto integrado do Portugal Fashion: desde logo, o nosso compromisso em potenciar a capacidade promocional dos jovens designers, nomeadamente junto de agentes de compras. Um dia dedicado à Plataforma Bloom no calendário do Portugal Fashion significa ainda que os novos criadores usufruem de melhores condições logísticas e de maior liberdade conceptual nos seus desfiles”, acredita o diretor de comunicação do Portugal Fashion, Rafael Alves Rocha.
Mais de 40 jovens designers apoiados pelo Bloom
O projeto Bloom foi criado pelo Portugal Fashion em outubro de 2010, na 27ª edição, com o intuito de apoiar, divulgar e valorizar, nacional e internacionalmente, jovens criadores portugueses. Traduzido para português, Bloom significa, aliás, florescer, dar flor, resplandecer. Desde essa mesma edição, o projeto Bloom já possibilitou a apresentação de coleções numa passerelle alternativa do evento, a 39 jovens designers e a seis marcas de novos criadores: Alexandre Marrafeiro, Ana Segurado, Andreia Lexim, Beatriz Bettencourt, Carla Pontes, Carlos Couto, Catarina Santos, Celsus, Cláudia Garrido, Daniela Barros, David Catalán, Diana Matias, Eduardo Amorim, Elionai Campos, Estelita Mendonça, Gonçalo Páscoa, Hugo Costa, Inês Marques, Inês Torcato, Iúri, Joana Ferreira, João Melo Costa, João Rôla, Mafalda Fonseca, Margarida Gentil, Maria Martins, Maria Kobrock, Olimpia Davide, O Simone, Pedro Jorge, Pedro Neto, Pedro Pinto, Pilar Pastor, Pritt Franco, Rita Gilman, Sara Maia, Stefano Ficetola, Susana Bettencourt, Teresa Abrunhosa e ainda as etiquetas Align With Kay, Atelier Ctrl, Autopsy (by Jordann Santos), HIBU., K L A R e UN T.
A todos estes nomes devem acrescentar-se agora os das jovens designers Carla Alves (da marca Amorphous), Mariana Almeida e Nycole, que se estreiam na passerelle do Bloom nesta 40.ª edição do Portugal Fashion.
Alguns dos jovens criadores do Bloom têm participado ainda em desfiles e showrooms internacionais com o apoio do Portugal Fashion ou do seu projeto comercial complementar, o Next Step, marcando assim presença em importantes certames de moda de Londres, Paris, Milão, Viena, Copenhaga ou Madrid, por exemplo.