Graças ao aumento dos preços e às novas aberturas, a Primark fechou mais um ano em alta: a empresa oriunda da Irlanda encerrou o ano fiscal de 2023, que terminou a 16 de setembro, com um crescimento de vendas de 15% e uma margem operacional de cerca de 8%, em linha com o previsto.
No começo do ano, a Primark já tinha antecipado que a margem ficaria abaixo dos 8%, devido à inflação das matérias-primas, energias e custos laborais, bem como ao impacto das taxas de câmbio. Por seu turno, as vendas irão crescer 15% atingindo nove mil milhões de libras. Em termos comparáveis, o aumento irá rondar os 9%. Só no quarto trimestre, a Primark prevê um crescimento de 15%.
No entanto, a empresa desacelerou no segundo semestre do ano, com as vendas a aumentarem apenas 7% em termos comparáveis, face aos 10% no primeiro semestre do ano. A margem também encolheu e no segundo semestre ficou abaixo dos 8%.
A rede da Associated British Foods atribui o crescimento aos aumentos seletivos de preços e ao bom desempenho das novas aberturas, bem como a implementação – no último semestre – do novo site e a extensão do serviço click&collect no Reino Unido, que já está disponível em 57 lojas.
Por mercados, o crescimento foi de 11% no Reino Unido e de 18% no resto da Europa. Note-se que a Primark abriu oito novas lojas, incluindo quatro nos Estados Unidos da América e outras quatro em França, na Polónia, na Roménia e em Espanha. No final do ano, a Primark irá adicionar 432 lojas com 1,6 milhões de m2, o que representa um crescimento de 100 mil m2 face ao ano anterior. Os dados excluem a redução de 20 mil m2 realizada no mercado alemão.
Para o futuro imediato, a Primark anuncia ainda uma colaboração internacional em Nova Iorque. Fundada em 1962 na Irlanda com o nome Penneys, o grupo é propriedade dos britânicos da Associated British Foods, que também atua no sector alimentar. A empresa fatura 17 mil milhões de libras por ano e tem 132 mil funcionários em 53 países.
Fonte: Jornal T
Imagens: divulgação . . Primark com crescimento na ordem dos 15% no final do ano
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.