O desafio viral #10YearsChallenge ameaça a tua segurança

O desafio viral #10YearsChallenge ameaça a tua segurança

O desafio viral #10YearsChallenge ameaça a tua segurança

Juntares-te a esta tendência nas redes sociais, também pode ser um desafio para a privacidade dos usuários Nós dizemos-te o porquê!

O desafio viral do momento, #10 YearsChallenge, que foi acompanhado por centenas de celebridades e milhões de usuários da redes sociais em todo o mundo, pode ser uma faca de dois gumes.

A tendência é publicar fotografias do rosto de à 10 anos atrás e uma actual, para comparar a passagem do tempo na aparência de cada uma.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Madonna (@madonna) a

No entanto, para uma mulher, chefe da edição da editora Wired, Kate O’Neil, pode haver uma intenção mais obscura por trás deste jogo.

Na sua conta pessoal do Twitter, a executiva publicou, fazendo um comentário satírico, sobre como o Facebook pode tirar proveito dos dados com essa maneira simples e divertida.

“Eu há 10 anos provavelmente teria entrado no jogo com a foto de envelhecimento no seu perfil do Facebook e Instagram. Agora, reflicto sobre como podem extrair todos esses dados para treinar os algoritmos de reconhecimento facial sobre a progressão da idade e o reconhecimento da idade”, disse.

Algoritmos de reconhecimento facial

Além disso, Kate reforçou a sua ideia escrevendo um artigo no qual explica como os algoritmos podem ser criados com características como a idade ou de objectos de como pareciam antes e depois.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Luis Fonsi (@luisfonsi) a

Estes seriam nada mais do que dados úteis para gerar sistemas de reconhecimento facial por meio de imagens.

“Se eu quisesse treinar os meus algoritmos de reconhecimento facial para identificar pessoas ao longo dos anos, que melhor maneira de fazer isso do que com um desafio viral?”, reflectiu a jornalista.

Há comentários que rejeitam essa teoria, garantindo que os dados já estão disponíveis no Facebook. O desafio viral #10YearsChallenge ameaça a tua segurança

No entanto, a investigadora afirma que durante 2009 “era mais raro que houvesse fotos publicadas na internet, e essa comparação com as de 2019 faz com que para quem treina sistemas de reconhecimento facial a informação possa ser realmente valiosa”.

Imagens: divulgação O desafio viral #10YearsChallenge ameaça a tua segurança .
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.