O futuro é o que fazes no presente. Sê sábia

O futuro é o que fazes no presente. Sê sábia

A adolescência é uma fase frenética e desenfreada, quase como um transe em que a identidade ainda não foi encontrada como adulto, mas também não sabe se é uma criança.

É neste estágio que geralmente tomamos muitas decisões que guiarão o caminho na direcção a como nos desenvolveremos na idade adulta. Portanto, é difícil para nós tomarmos algumas decisões quando ainda estamos num estágio de imaturidade.

Durante a adolescência e juventude adulta, a nossa vida geralmente gira em torno do ambiente escolar, quando encontramos um grande número de amigos e pessoas que mudam a nossa maneira de pensar e agir. Entre salas de aula e quadros, namoros e amizades, podemos também encontrar os nossos professores, quem, nalguns casos, não conseguimos simpatizar com eles, mas que estão em boa posição para aconselhar e alertar os jovens sobre a vida adulta.

O futuro é o que fazes no presente. Sê sábia

Estas cinco sugestões de um professor para os seus alunos do ensino médio não são repreensão ou ordens, muito pelo contrário, são um convite para fazer e pensar por si mesmos, para tomar a iniciativa sobre as suas vidas, e não esperar por ninguém ou por aquelas promessas de um futuro idílico. A vida e o melhor rumo são, afinal de contas, responsabilidade pessoal.

5 conselhos que deves seguir nos teus 20 para não te arrependeres do que fazes

1 – Não leves tão a peito o jogo das notas. Isto, a curto prazo, pode indicar que és uma pessoa cumpridora, responsável e isso é excelente, mas a longo prazo, já no mundo real, quando tiveres que te “virar sozinha”, as boas notas não te servirão muito. Mas cuidado: isto não significa que deves abandonar os livros.

2 – Faz coisas. Faz o que achares que é bom, seja em arte, desportos, pintura, entre outros. Frequentar apenas a escola e não fazer mais nada, vai certamente deixar-te com uma certa, digamos, inutilidade prática.

O futuro é o que fazes no presente. Sê sábia

3 – Complementar ao anterior: arranja um emprego. Aprende directamente do mundo real, entra em contacto com pessoas que te sirvam de apoio, com quem podes crescer, que saibam mais ou tenham feito algo que possas pode tomar como exemplo. Sim, é divertido ser “cool” e viver a estupidez do grupo, mas mais cedo ou mais tarde esse tempo passará e chegará o momento em que a estupidez e a irresponsabilidade deixarão de ser “tão cool”. O futuro é o que fazes no presente. Sê sábia .

“Aproveita os 20”

4 – Tira o máximo proveito da Internet. Existem inúmeros documentários, vídeos, jogos, arquivos que te podem levar a dar um salto quântico na tua cultura e conhecimento geral. Porquê esperar pela aula de biologia ou inglês quando podes facilmente abrir o mecanismo de busca e aprender de forma mais directa e sem restrições de horário? As escolas hoje desempenham um papel formativo e social, mas já não são repositórios de conhecimento. Educam-te, é claro, mas a Internet agora oferece-te a possibilidade de estar um passo à frente. Usa-a com sabedoria.

5 – Uma última coisa. Os dramas são divertidos, dão para ter algo para falar e, no final, eles vão-te deixar com alguma experiência e boas lembranças, mas são como copos de água, não se afogues neles. Dentro de alguns anos terás problemas verdadeiramente importantes para te preocupares, acredita em nós.

Imagens: divulgação O futuro é o que fazes no presente. Sê sábia O futuro é o que fazes no presente. Sê sábia
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.