O impacto do COVID 19 na sociedade e o racismo

O impacto do COVID 19 na sociedade e o racismo

Por Maitê Karen – @maite_karenfurtado

O impacto do COVID 19 na sociedade e quando a pandemia dá lugar ao racismo

2020, o mergulho de uma nova década, para muitos o início de um ciclo de esperança e de expectativa, para outros uma garantia da concretização de desejos outrora esquecidos.

De repente, sem qualquer antevisão prévia do que iria acontecer, toda a esperança e alegria inerentes ao espírito de renovação do começo de uma nova era, deu lugar a um estado de alerta e emergência, como nunca antes visto.

A propagação do novo coronavírus está a causar mudanças significativas no panorama global, pois o impacto desta pandemia continuará a ser bastante forte não só no oriente como nos restantes mercados.

O foco inicial na Ásia transcendeu todas as barreiras geográficas e como consequência, a disseminação do vírus expandiu-se um pouco por todo mundo e viu uma polarização entre a compra de pânico do inicial e uma procura desenfreada de máscaras.

Vítimas de racismo

Devido ao surto do covid-19, o racismo contra os asiáticos disparou significativamente e esse talvez seja um problema tão grave quanto a pandemia propriamente dita.

É por isso que se outrora nos unimos para combater juntos esta devastação global, não faria sentido, parar de provocar conflitos contra uma nação que ainda assim continua a fazer parte da história da humanidade?

Até á data, várias comunidades asiáticas já foram vítimas de violência verbal e física, bem como de segregação social após o vírus ter sido considerado uma “doença chinesa”.

O pânico do desconhecido gerou uma onda de ódio e de revolta contra pessoas, que ainda que não tenham viajado para a China recentemente, tornaram-se alvos fáceis simplesmente por possuírem características étnicas orientais.

A prova mais pura de intolerância, atingiu o seu pico mais alto quando um estudante proveniente da Singapura foi agredido, no início de março num ataque racista no Reino Unido.

Vivemos na era digital, onde assistimos diariamente a uma compilação de sentimentos e reações disseminados um pouco por todas as redes sociais, que apenas refletem a “unanimidade” de opiniões em torno da questão.

No Twitter, o líder do partido republicano, Kevin McCarthy referiu-se á doença, como o “corona vírus chinês” e devido ás alegadas afirmações polémicas, foi acusado de xenofobia.

#IamNotAVirus

Este tipo de hostilidade não abona em nada para a melhoria de um estado de calamidade, porque apenas emerge o preconceito e cria um ambiente propício para a discriminação.

Os protestos online ecoaram significativamente numa altura em que vários países restringiram a entrada de cidadãos chineses.

Foi precisamente para denunciar a onda de ataques xenófobos que a população asiática tem vindo a sofrer, que foi criada a hashtag #IamNotAVirus, que visa sensibilizar a comunidade para a gravidade da situação.

A indústria da moda tem como principal característica inteirar-se sobre a atualidade e 2020 não é exceção, pois o taiwanês Chenta Tsai Tseng, músico e arquiteto desfilou para a Mercedes- Benz Fashion Week Madrid e destacou-se pelo peito descoberto com a frase que originou a hashtag.

O impacto do COVID 19 na sociedade e o racismo
Chenta Tsai Tseng em protesto durante o desfile

O impacto do COVID 19 na sociedade e o racismo

A proliferação do preconceito

A proliferação do preconceito nunca deverá ser justificada para demonstrar o que há de pior nos seres humanos, algo orgânico quando nos deparamos com as diferenças que não compreendemos.

Contudo quando falamos de impacto social, também englobamos o mercado da moda, que tem vindo a sofrer as consequências financeiras da doença, como o cancelamento de inúmeros eventos e desfiles, que foram anunciados no calendário internacional no mês de fevereiro.

Para lidar com este cenário inédito, a própria indústria precisou de se adaptar a esta nova realidade e novas medidas passaram a ser adotadas como a transmissão de alguns desfiles através das redes sociais e sem plateia.

O impacto do COVID 19 na sociedade e o racismo

Imagens: divulgação O impacto do COVID 19 na sociedade e o racismo . .
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.