O que é o sedentarismo e como o combater

O que é o sedentarismo e como o combater

O que é o sedentarismo e como o combater

A prática de atividade física é de grande importância para manter a saúde em dia, pois a sua ausência pode trazer graves consequências ao corpo. Como prova disto, o sedentarismo vem sendo marcado, há algum tempo, como uma das doenças do século entre a população.

Esta condição é causada pela falta de atividade física do individuo. Por exemplo, para uma pessoa ser considerada sedentária ela precisa gastar menos de 2.200 calorias por semana em atividade física. Este baixo gasto energético ainda pode vir acompanhado de outras doenças crônicas não transmissíveis, como:

  • Diabetes,
  • Hipertensão,
  • Tensão alta,
  • Obesidade,
  • Colesterol alto,
  • Atrofia muscular,
  • Enfarte,
  • AVC,
  • Distúrbios do sono,

Entre tantas outras doenças atribuídas a esta condição.

Como saber se sou sedentário?

O comportamento que caracteriza o sedentarismo é classificado como qualquer ausência de atividade física que dispense gasto energético. Ou seja, se trabalha o dia inteiro sentado e não tem o hábito de praticar atividades desportivas depois do trabalho ou ao fim de semana, então provavelmente é sedentário.

Dados da Direção Geral de Saúde (DGS) juntamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sugerem que 67% dos portugueses passam mais de 7,5 horas por dia em comportamento sedentário, e que 12% deste conjunto tem mais de 10 horas do seu dia “ativo” neste tipo de comportamento.

A DGS e a OMS desenvolveram ainda um programa nacional para a promoção da saúde com informações e recomendações de atividade física para diferentes tipos de idade.

Como me exercitar em tempos de isolamento social?

O que é o sedentarismo e como o combater

Com a pandemia causada pelo COVID-19 todos os comércios se encontram com restrição no que diz respeito ao volume de usuários, porém alguns ginásios dedicados as práticas de atividade desportiva voltaram a funcionar.

E, caso ainda não se sinta à vontade para voltar a frequentar este tipo de estabelecimento devido aos acontecimentos, uma das alternativas é praticar atividade física em casa.

Pode ser acompanhada por um professor, por meio de chamadas de vídeo, recorrer a vídeos no YouTube sobre o assunto, tudo isso dentro do conforto e segurança da sua casa.

Além disso, pode sempre sair para pedalar, caminhar ou fazer uma corrida matinal antes do trabalho. Tudo isso dá folego para variar um pouco a rotina e ficar mais bem-disposto para trabalho. Os benefícios vindos desta mudança de comportamento são imensos.

Imagens: divulgação O que é o sedentarismo e como o combater . .
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