O que é preciso e como trabalhar na moda

Não precisas necessariamente de ser um modelo para trabalhar no mundo da moda, e isto é o primeiro ponto que deves ter em conta.

O mundo da moda é muito mais amplo do que pensas, é claro que o principal requisito é que gostes de moda, mas não é essencial seres especializada nela. Neste sector também são necessários engenheiros, economistas, informáticos, arquitectos, tradutores, etc.

Se alguma vez pensaste trabalhar no mundo da moda damos-te duas opções, estudar uma carreira e depois especializares-te ou optar por cursos especializados em moda. Nesta segunda opção tens 3 possibilidades: fazer um curso de FP em Confecção e Moda, realizar módulos de graduação profissional ou cursos especializados do ensino superior. Se puderes pagar, também terás a opção de obter um diploma ou mestrado numa universidade privada, mas isto é bastante dispendioso.

Qual o perfil para trabalhar na moda?

A primeira coisa, como já dissemos, é que deves ser uma apaixonada por roupas, mas além disso, deves ser criativa, deves sempre estar ciente das tendências que se usam e estar a par de cada uma das mudanças, também é importante ter um instinto de negócios. já que deves inovar na altura de projectar, mas também saber como vender o teu produto.

O que é necessário para trabalhar no mundo da moda?

Tendo em conta que é um sector muito variável, é importante conhecer línguas, pois dependendo da posição, é muito provável que viajes, visites os países para conhecer as novas tendências, comunicar com os seus designers, marcas, etc. O inglês é essencial, mas o francês e o italiano também abrem as portas para as principais cidades da moda, Paris e Milão.

É importante que tenhas uma ideia de números, que sejas uma pessoa culta, especialmente na área da Arte e História e que leias muito, especialmente revistas de moda, para te manteres a par das últimas tendências. Obviamente, para ganhar cultura, também deves viajar! Conhecer países onde a moda é importante e estar consciente de todos os estilos, passados e actuais.

A experiência O que é preciso e como trabalhar na moda O que é preciso e como trabalhar na moda

Uma sugestão, se quiseres saber como o mundo funciona (e verificar se realmente gostas) tenta trabalhar numa loja de roupas, pois aprenderás a lidar com o cliente, ganharás experiência no sector têxtil e poderás até conhecer pessoas. Há constantemente feiras e eventos relacionados à moda em toda a Espanha, aconselhamos que vás ao maior número possível e faças contactos, sendo que outra boa ideia é visitar fábricas de diferentes marcas, para ver como o mundo funciona a partir de baixo.

No entanto, este mundo tem uma desvantagem: nem todos os seus dias são glamorosos, deves estar claro que é um trabalho muito stressante às vezes, e muitas vezes você não te podes reger por um horário fixo, pelo que deves estar disposta a trabalhar em horários rotativos e pouco comuns.

Em que podes trabalhar? O que é preciso e como trabalhar na moda

Certamente, os primeiros trabalhos que te vieram à mente foram dois: modelo de moda e designer. Mas além destes dois, há mais profissões em que podes trabalhar: maquilhadora profissional, jornalista de moda, blogger de moda, fotógrafa, directora artística, publicitária, designer gráfica, etc.

Imagens: divulgação O que é preciso e como trabalhar na moda O que é preciso e como trabalhar na moda.
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.