O que fazer para emagrecer

O que fazer para emagrecer
O que fazer para emagrecer
Não importa a razão nem o sucesso no emagrecimento: a manutenção de peso saudável depende de metas e expectativas sensatas. Se traçares para ti mesmo metas sensatas, terás maior probabilidades de as alcançar e então mais hipóteses de emagrecer. De facto, perder até mesmo de 5 a 10% do peso já é uma meta que te ajudará a melhorar a sua saúde.

A maioria das pessoas acima do peso deve emagrecer gradualmente. Para uma perda de peso segura e saudável, tenta não emagrecer mais de de 900 gramas por semana. Ás vezes, indivíduos com sérios problemas de saúde associados à obesidade podem ter razões válidas para perder peso rapidamente. Neste caso, é preciso supervisão médica.

O quanto pesas é o resultado de vários factores:
  •     Quanto alimento e de que tipo comes
  •     Se o teu estilo de vida inclui actividade física regular
  •     Se utilizas a comida como resposta para o stress e outros problemas na tua  vida
  •     A tua fisiologia e carga genética
  •     A tua idade e condição de saúde.

Para obter sucesso no emagrecimento e manutenção de peso saudável deve-se levar em conta todos esses factores. Esta é a razão para ignorar produtos e programas de emagrecimento que prometem resultados rápidos e fáceis, ou que prometem resultados permanentes sem mudanças permanentes no teu estilo de vida. Qualquer propaganda que diz que podes emagrecer sem diminuir o consumo de calorias e/ou aumentar o teu nível de actividade física está a vender fantasias e promessas falsas. De facto, alguns podem chamar isso fraude. Além do mais, o uso de alguns produtos pode não ser seguro.

Uma Abordagem Realista

Muitas pessoas que estão acima do peso ou obesas têm decidido não entrar em dietas, mas concentrarem-se em praticar actividade física regular e manter hábitos de alimentação saudável. enfatizando o baixo consumo de gorduras, e aumento da ingestão de vegetais, frutas e cereais integrais.

Outros – que tentam as dietas – têm relatado a necessidade de ajuda para atingir as metas de controle de peso.

Dietas da moda podem resultar em perda de peso a curto prazo, porém isso pode ocorrer colocando a tua saúde em risco. Como vais administrar o teu peso tem muito a ver com o sucesso a longo prazo. A menos que a tua saúde esteja seriamente em risco devido a complicações decorrentes da obesidade, a regra — e a tua meta — o emagrecimento deve ser gradual.

Aqui está como fazer isso:
  • Fala com o teu médico. Certifica-te que a tua condição de saúde permite baixar a ingestão de calorias e aumentar o teu nível de actividade física.
  • Segue uma dieta reduzida em calorias, mas ainda assim equilibrada, que promova a perda de 450 a 900 gramas por semana. Certifica-te de incluir pelo menos 5 porções diárias de frutas e vegetais, assim como cereais integrais, carne magra e lacticínios com pouca gordura. Isso não irá produzir manchetes nos jornais, mas poderá reduzir a tua cintura. Não é uma ciência “miraculosa” , apenas bom-senso. E o mais importante, é prudente e saudável.
  • Arranja tempo no teu dia para alguma forma de actividade física. Começa por usar as escadas no trabalho, subir o descer as escadas rolantes e estacionar o teu carro mais longe para ter que caminhar mais. Então, assumindo que o teu médico dê o sinal verde, adiciona gradualmente algum forma de actividade física regular que gostes.
  • Caminhar é uma excelente forma de actividade física que quase todos podem fazer.
  •  Considera os benefícios da perda de peso moderada. Há evidência científica que perder de 5 a 10% do peso, e não o recuperar, pode beneficiar a tua saúde — diminui a tua pressão sanguínea, por exemplo. Se tens 1,70 metros de altura, pesas 82 kg e o teu peso meta é 68kg, perder de 5 a 10% (4 a 8 kg) já será benéfico. O caminho para o sucesso na perda e controle de peso é constante e lento.

Para muitas pessoas que estão acima do peso ou obesas, o controle de peso a longo prazo — e saudável — requer metas sensatas e compromisso para fazer mudanças realistas no estilo de vida e melhora da saúde. Um estilo de vida baseado na alimentações saudável e actividade física regular pode ser um verdadeiro salva-vidas.

Vários outros factores, incluindo o teu historial médico, podem aumentar o risco para a tua saúde.

Consulta o teu médico para conselhos sobre o risco para a saúde geral e as opções para emagrecer que são melhores para ti. Decidam juntos se deves adoptar uma dieta moderada (1.200 calorias por dia para mulheres, 1.400 calorias por dia para homens), ou se outras opções poderão ser mais apropriadas.

Imagens: divulgação O que fazer para emagrecer . .
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