Olheiras – porque surgem e como atenuá-las

Olheiras - porque surgem e como atenuá-las

Se “os olhos são o espelho da alma”, quem não teme as olheiras e o mau aspecto que elas provocam no nosso rosto?

Trata-se de manchas de cor azulada (de origem vascular) ou acastanhada (relacionadas com a pigmentação), que se formam abaixo dos olhos, uma zona particularmente fina e sensível.

Há quem tenha de lidar diariamente com este problema e, nesses casos – normalmente mais complicados -, o melhor a fazer é consultar um dermatologista. Quando surgem esporadicamente, estas podem ser tratadas com “remédios” caseiros.

Inimigas da beleza feminina, as olheiras são sinais evidentes de algo negativo e na sua origem podem estar várias causas. O cansaço, as insónias, o stress, a desidratação, a má circulação, a idade e os factores hereditários são alguns dos motivadores.

As olheiras são relativamente fáceis de contornar
As olheiras são relativamente fáceis de contornar

Hábitos para prevenir

Antes de as tentar disfarçar, o ideal é saber como evitar que as olheiras apareçam. Comece por dar descanso aos seus olhos. Durma pelo menos sete horas por dia, pois dormir é fundamental para a saúde. Também é importante ter uma rotina de vida saudável: beba muita água; pratique exercício físico; não fume; evite beber bebidas alcoólicas; e faça uma alimentação equilibrada. Use protector solar e evite a exposição exagerada ao sol, notará diferenças.

Truques para atenuar

Além da utilização de cremes hidratantes específicos para a área dos olhos, existem alguns truques que ajudam a eliminar as olheiras passageiras.

Experimente colocar rodelas de pepino sobre os olhos fechados durante 15 minutos ou aplicar algodão embebido em chá de camomila, bastante frio, sobre os olhos. Também pode fazer massagens, em movimentos circulares, à volta dos olhos para irrigar essa zona.

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.