Os benefícios da prática do yoga

Os benefícios da prática do yoga

Os benefícios da prática do yoga

O Yoga é uma disciplina milenária do Oriente, mais especificamente da Índia, com uma tradição de 2 000 anos.

Muito poderia ser dito mas sintetizando, o Yoga é uma técnica que trabalha com a mente, o corpo e o espírito. Tem variantes segundo o local onde se pratica: Índia, Tibete e outros. É um conhecimento infinitivo e prático (apesar de não comprovado pela medicina), acerca da saúde, da doença, do corpo, das emoções e da mente. Todas as terapias alternativas estão em maior ou menor medida mas desvinculados da ciência (reflexologia, reiki, etc.). Mas isto não lhe tira o seu valor.

Agora que está de novo na moda, existem duas maneiras de cura: através dos cuidados oferecidos pela medicina e pela psicologia, ou os espaços de auto-conhecimento que propõem as terapias alternativas. A palavra Yoga deriva da raiz “yui” que significa união.

As diversas variantes do Yoga
As diversas variantes do Yoga

O Yoga trabalha esta união corpo-emoção-mente-ser. Não é necessário criar a união. Simplesmente existe. O indivíduo actua, sente, pensa, é. O corpo acompanha-o cada segundo da vida. A divisão é uma ficção. Os hindus chamam a esta ficção “A ilusão da realidade”.

Como começou a prática do Yoga?

Não é possível mencionar um momento exacto no tempo, mas sim que começou com uma parte de uma linha de pensamento na Índia, onde convivem muitas religiões e filosofias. O Yoga acaba por ser “a filha” de uma linha de pensamento, de uma filosofia que diz tudo o que é real, o que se pode ver, tocar, escutar, tem a ver com os sentidos. Existem outras linhas de pensamento na Índia que dizem justamente todo o contrário. Afirmam que o ser humano se apercebe através dos sentidos de que tudo é uma ilusão, e que a verdade seria uma introspecção.

Na Índia o Yoga está intimamente ligado à religião, uma vez que vive numa sociedade que não divide a religião da saúde mas sim estão juntas. Para eles curarem-se significa curar o corpo mas também o espírito. No Ocidente dissocia-se a prática do Yoga da religião.

Quais os benefícios fisiológicos da prática do Yoga?

Os benefícios são variados e dependem de muitos factores como o estado físico e mental da pessoa, o tipo de doença que tem (se tiver alguma), da alimentação, da prática, entre outros.

O Yoga traz inúmeros benefícios físicos e psíquicos.
O Yoga traz inúmeros benefícios físicos e psíquicos.

Apesar de não se saber exactamente como funciona, pode-se no entanto afirmar que produz um campo energético que modifica todo o funcionamento do organismo equilibrando-o. O Yoga trabalha sobre os “Chakras”, que são centros de energia localizados em determinadas partes do corpo. Trabalhando sobre esses centros, o que faz é harmonizar a zona e permitir que a energia circule activamente.

Os médicos em geral quando se apercebem que um paciente está particularmente sob stress, recomendam-lhe a prática do Yoga. Geralmente utilizam esta prática como complemento de um tratamento, sendo no entanto que muitas pessoas as quais anteriormente subestimavam os benefícios do Yoga, acabam por o recomendar a outros que por qualquer razão sofrem de diversos problemas e não os conseguem solucionar através da medicina convencional.

Aula de Yoga ao ar livre
Aula de Yoga ao ar livre

Para a prática do Yoga é necessário um sítio amplo como os utilizados para fazer ginástica. É importante sentir-se cómodo, sem frio nem calor. O ambiente em si deve permitir a concentração e a comodidade de movimentos.

Imagens: divulgação Os benefícios da prática do yoga .
Artigo publicado originalmente em 3 de Junho de 2014
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar