Os botões nas peças masculinas

Os botões nas peças masculinas

Há alguns dias “descobrimos” que o abotoar as camisas, casacos e calças são diferentes para homens e mulheres, ficamos pasmados em como nunca havíamos reparado em algo tão primário no mundo da moda! Não sei se vocês, homens, já sabem dessa diferença, mas resolvemos elaborar este artigo como “utilidade pública”; afinal o motivo tem razão histórica e tudo!

Os abotoamentos podem ser de qualquer tipo: simples, duplos, embutidos e com diversos tipos de botões, faixas para complementar e muito mais. Porém o detalhe que quase ninguém repara (procuramos no google e encontramos pouquíssimo material sobre o assunto) é que o lado do abotoamento é diferente nas pelas masculinas e femininas. As mulheres abotoam as camisas para o lado esquerdo e os homens para o lado direito.

Porquê?

O motivo dessa diferença é histórico: em meados do século XVII as mulheres da elite eram vestidas por aias ou criadas, que deviam ser obrigatoriamente destras, portanto, o abotoamento para o lado esquerdo facilitava para que elas conseguissem vestir as mulheres com destreza. Já os homens vestiam-se sozinhos, portanto, o abotoamento é feito para o lado direito para que eles se consigam arranjar com prontidão, principalmente nos uniformes militares!

Bem, pelo menos agora não existem mais desculpas na altura de tentar identificar se uma peça é de homem ou mulher…

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.