Os cuidados do cabelo na temporada Outono/Inverno

Os cuidados do cabelo na temporada Outono/Inverno

Muita gente comete o erro de só cuidar do cabelo na época de verão, nomeadamente protegendo-o e cuidando-o dos efeitos do sol, da água com cloro e ainda da água do mar. No entanto, é necessário ter também cuidados especiais no Inverno. O frio pode secar e quebrar as pontas uma vez que a humidade acaba por desidratar o cabelo.

Tal como no verão o cabelo tem tendência a secar devido aos agentes externos e necessitamos de cuidados especiais, também com a chegada do Inverno sucede exactamente o mesmo. Quais são então os cuidados essenciais a ter com o cabelo nesta época do ano?

Um bom corte

Se nos meses de verão abusamos nos “sprays” e óleos solares capilares que formavam uma película protectora sobre o cabelo durante a exposição ao sol, muito provavelmente deveríamos cortar pelo menos as pontas que, essas sim, mais do que provável estão estragadas. Para as mais atrevidas e ousadas um bom corte seria a solução, sendo que para as mais conservadoras uma simples passagem com a tesoura pelas pontas será o suficiente.

Qualquer que seja o seu corte de cabelo, pode estar sempre impecável
Qualquer que seja o seu corte de cabelo, pode estar sempre impecável

Recordemos que com o corte não só se eliminam as pontas mas também parte do cabelo que já não tem a mesma cor, nomeadamente para aquelas que pintam o cabelo. O salitre e o cloro produzem estragos até nas melhores colorações.

Queda de cabelo

Temos que ter em conta e entender que a caída do cabelo por si só é um sinal de alarme que nos avisa de que algo não está a funcionar bem no nosso organismo. Durante a temporada Outono-Inverno não temos os mesmos hábitos alimentares do que no resto do ano e, quem sabe, podemos não estar tão bem alimentados ou nutridos convenientemente para evitar esta situação.

Se notamos que a queda já começa a ser preocupante, então devemos consultar um médico para que, com um simples exame, descarte quaisquer outros problemas se saúde mais sérios, como por exemplo uma anemia.

Cabelo pintado

As pontas abrem-se com o excesso do sol e aumenta perigosamente a porosidade do cabelo. O Verão incide na destruição da camada encarregue do brilho e da protecção da cor e por isso, nos meses mais frios temos que o hidratar com cuidados particularmente especiais.

O cabelo deve ser "mimado" durante todo o ano
O cabelo deve ser “mimado” durante todo o ano

O champô deve ser suave e conter agentes hidratantes, proteger a cor, proteínas e vitaminas para a fibra capilar. Outra grande ajuda são as máscaras que vão ajudar a trazer a humidade perdida, uma vez que as suas moléculas de água contêm ingredientes activos que se expandem lentamente, sendo que depois as suas virtudes nutritivas farão o resto. Se escolhermos produtos especiais para cabelos coloridos, prolongaremos por mais tempo o efeito da cor.

Secador e babyliss

O ar quente e a utilização abusiva e sem moderação do babyliss farão com que o nosso cabelo sofra em excesso, pelo que é melhor não abusar do secador nem dos “brushings” contínuos e muito menos das placas. No verão nota-se uma visível melhoria do cabelo uma vez que temos tendência para o secar naturalmente, enquanto que no Inverno é mais difícil devido ao tempo frio que se faz sentir. No entanto se nos organizarmos e conseguirmos tomar banho ligeiramente mais cedo, quiçá possamos secar o cabelo naturalmente e dentro de casa sem abusar do ar quente.

No mercado já existe uma enorme variedade de protectores térmicos para aplicar antes de utilizar qualquer aparelho eléctrico, de modo a proteger o seu cabelo e as fibras capilares. Use o secador pelo menos a uma distância mínima de 30 centímetros do seu cabelo e com ar morno, o que também vai ajudar a ter um cabelo mais macio e saudável.

Nos babyliss devemos notar que a quase todos têm um aviso ou visor com a temperatura das placas, lembrando que a mesma não é a igual para o cabelo liso e cabelo que é ondulado. E claro que varia em cada tipo de cabelo; diferente espessura, mais finos e quebradiças. Devemos ter todos estes pormenores em conta quando comprarmos e utilizarmos um babyliss.

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.