Os problemas de querer emagrecer apenas na barriga ou pernas

Os problemas de querer emagrecer apenas na barriga ou pernas

Os problemas de querer emagrecer apenas na barriga ou pernas

A chegada do Verão é geralmente acompanhada pelo sol, o calor, os primeiros biquínis e fatos de banho, pernas no ar e, mais do que o habitual, a pressa de querer perder um pouco do peso ganho durante o inverno.

Não é incomum ouvir amigos e conhecidos dizerem o quanto gostariam de poder tirar daqui e dali um pouquinho. Se nos perguntarem, diremos que gostaríamos de fazer uma dieta que ajudasse a tirar um pouco nos braços e nas pernas. A eterna dúvida é se haverá algum exercício específico ou alimento que nos ajude a perder gordura exactamente onde queremos.

A má notícia: não podes perder gordura apenas numa área específica.

Infelizmente, a resposta a essa pergunta é não. Não é possível perder gordura numa área localizada do nosso corpo e apenas nessa área. A menos, claro, que passemos pela sala de cirurgia e façamos uma lipoaspiração.

Os problemas de querer emagrecer apenas na barriga ou pernas

Além disso, não importa quantos produtos especificamente feitos para queimar gordura da cintura, quadris, pernas ou braços, porque a realidade é que o processo de perda de gordura é algo global.

Isso ocorre porque, quando o corpo queima gordura, o que faz é pegar nessa gordura para a converter em energia e retirá-la de todo o nosso corpo, sem escolher uma área específica.

A maneira como o nosso corpo perde gordura

Se já fizeste dieta alguma vez, é mais do que provável que tenhas notado que se perde mais peso no começo e depois se torna mais difícil. Isso ocorre porque o nosso corpo está acostumado com a quantidade de energia que ingerimos regularmente.

Os problemas de querer emagrecer apenas na barriga ou pernas

Num primeiro momento, quando fazemos uma dieta e reduzimos a ingestão de calorias, o nosso corpo drena as reservas de energia. Naqueles primeiros dias, ele usará glicogénio em vez de gordura, que também carrega uma grande quantidade de água. Portanto, nesses primeiros dias, perdes mais peso, mas a maior parte é água.

A primeira ou segunda semana de dieta é gasta quando começamos a perder gordura real. Uma das coisas que acontece é que o corpo acaba por se adaptar à quantidade de calorias que comemos – e acumula gordura com base nisso – então, quando fazemos dietas muito restritivas e num curto período de tempo (como a dieta milagrosa), vemos que perdemos peso, mas temos um grande risco de efeito rebote assim que retornamos a uma ingestão calórica normal.

Como perder peso – e gordura – com segurança

A primeira coisa que devemos ter em mente quando se tenta perder peso ou ficar em forma é não nos concentrarmos no peso, mas na gordura perdida. Se na dieta nós praticamos dietas extremas, muito restritivas, que além da gordura nos fazem perder músculo, estaremos a perder peso, mas também afectando a nossa saúde.

Os problemas de querer emagrecer apenas na barriga ou pernas

Por esta razão, é importante que procuremos a ajuda de um nutricionista que nos forneça orientações dietéticas adequadas, as quais podemos manter para o resto das nossas vidas e não apenas num momento específico. Além disso, este profissional medirá o nosso nível de gordura, massa muscular e hidratação, para garantir que o que perdemos seja gordura ao mesmo tempo em que ganhamos músculo e permanecemos hidratados.

Praticar desportos também nos ajudará. Um dos costumes mais comuns quando fazemos desporto para queimar gordura é dedicarmos-nos apenas a fazer cardio, mas isso é um erro. O nosso corpo acostuma-se com o esforço e precisaremos de mais e mais tempo de cardio para queimar a mesma quantidade de energia.

Portanto, é recomendável que realizemos exercícios de força. Desta forma, iremos melhorar a nossa massa muscular que não só influenciará o nosso volume – melhorando a nossa composição corporal – mas também garantirá que a quantidade de energia (e portanto gordura) que queimamos em repouso será maior, ajudando-nos a manter o peso.

Nestes casos, podemos perceber que não perdemos tanto peso – porque estamos a ganhar músculos -, mas notamos que as roupas são maiores ou que o nosso corpo está mais equilibrado.

Imagens: divulgação Os problemas de querer emagrecer apenas na barriga ou pernas  .
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