Os produtos de beleza têm prazo de validade?

Os produtos de beleza têm prazo de validade?

Com certeza que todos já se aperceberam que os produtos de beleza (na sua grande maioria) não têm qualquer indicação sobre o prazo de validade na embalagem. No entanto, e pese esta omissão, não se deixem enganar: tal como qualquer alimento, também os produtos de beleza têm prazo de validade e tal devia estar indicado, uma vez que passado esse prazo podem provocar alergias ou até mesmo doenças.

A grande questão é saber, na falta desta informação, qual a validade e tempo útil destes produtos. Então vejamos:

LÂMINA: São muitas as que usam a lâmina como método de depilação rápida quando têm pressa e depois não a secam. Se feito regularmente, a lâmina pode oxidar e provocar cortes e infecções na pele. Por esta razão, é recomendável mudar este produto a cada cinco semanas, para evitar sustos desnecessários.

ESCOVA DE DENTES: Não existe um produto de beleza que seja utilizado tão frequentemente como a escova de dentes: quando acordamos, depois de comer, antes de ir dormir… Para evitar que a escova fique cheia de bactérias que podem provocar uma infecção oral, é aconselhável mudar a escova a cada três meses.

BASE DE MAQUILHAGEM: As bases de maquilhagem ou a maquilhagem em pó têm um prazo de validade alargado, entre 12 a 18 meses, pelo que não há muita razão para preocupação ou ficar pendente de datas.

LÁPIS PARA OS OLHOS / EYELINER: O delineador é um dos produtos de beleza com o qual mais cuidado se deve ter, visto estar constantemente em contato com os olhos, uma das partes mais sensíveis do rosto. Para evitar conjuntivites e outras perturbações visuais, renovar o delineador a cada seis meses é o ideal. No entanto, usando um delineador líquido, este deve ser renovado muito antes, a cada quatro meses aproximadamente.

Manter os produtos de beleza fechados depois de os usar, aumenta a longevidade dos mesmos
Manter os produtos de beleza fechados depois de os usar, aumenta a longevidade dos mesmos

MÁSCARA PARA PESTANAS: Da mesma forma que o delineador, o rímel está em contato com os olhos, de modo que é necessário ter muito cuidado. É aconselhável renovar o rímel a cada três meses.

BATOM: Os produtos para os lábios são dos mais duradouros e, ao mesmo tempo, mais confiáveis, uma vez que são secos e não contêm água, não há tanto o risco de contágio por vírus ou bactérias. Neste sentido, a mudança do batom uma vez por ano é mais do que suficiente.

CREMES HIDRATANTES: Os cremes hidratantes, especialmente para o corpo, demoram muito tempo a expirar, aproximadamente 3 anos, pelo que não deve haver pressa em os utilizar.

DESODORIZANTE: Quanto tempo dura um desodorizante? O mais normal é acabar o produto antes de caducar uma vez que, por muito que se poupe, deve ser renovado a cada 2 anos.

Neste sentido, nem todos os produtos de beleza têm a mesma data de validade pelo que, logicamente, não será viável comprar um creme hidratante por mês com receio que a data de validade expire. Estes conselhos são especialmente aplicáveis aos produtos que usamos com mais frequência (escova de dentes, lâmina…) ou os que estão em contacto com as áreas mais sensíveis do corpo, como os olhos.

Além disso, outros produtos de beleza como a pasta de dentes ou o elixir bucal, terminam normalmente muito antes do prazo de validade.

O ideal seria renovar todo o conjunto de produtos de beleza no inicio de cada estação, para prevenir possíveis alergias ou doenças, da mesma forma que renovamos o nosso armário com as peças adequadas a cada estação.

Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados