Ouro rosa ou a cor que se recusa a morrer

Ouro rosa ou a cor que se recusa a morrer

Ouro rosa ou a cor que se recusa a morrer

A história de como a febre do ouro rosa começou tem muito a ver com o cobre.
Esta cor começou a tornar-se numa tendência em 2012.

Segundo World’s Global Style Network (WGSN, na sigla em inglês), uma empresa britânica que analisa tendências, várias jóias desse tom começaram a chegar ao mercado naquele ano.

Logo, em 2013, as passarelas de Jimmy Choo e Roberto Cavalli mostraram acessórios dessa cor.

Mas o designer britânico Tom Dixon fez uma contribuição definitiva. Levou ao mercado uma colecção de utensílios domésticos – lâmpadas de cobre, panelas e tigelas. E isto produziu uma reacção particular.

“A tendência do cobre pode ter afetado o ouro rosa, porque o cobre é muito semelhante e o cobre permitiu que as pessoas adoptassem metais”, disse Jane Boddy, diretora de cor da WGSN, à jornalista Mary-Ann Russon da BBC.

Ouro rosa ou a cor que se recusa a morrer

Já em 2015, quando o iPhone 6S foi lançado, as coisas saíram do controle. Entre todos os telefones deste modelo que foram vendidos em pré-venda, 40% eram de ouro rosa.

De facto, e de acordo com Boddy, graças à Apple, a empresa Pantone – que tem um sistema de padronização de cores – nomeou o ouro rosa como a cor do ano de 2016, sob o nome de “rosa quartzo”.

Mary-Ann Russon descobriu que a Panasonic fez um estudo de mercado em mulheres alemães, francesas e britânicas entre os 20 e 29 anos, que responderam preferir produtos de beleza cor de rosa ouro, porque o identificavam com a feminilidade, elegância e exclusividade.

Como se detectou esta moda? “Quando vemos uma tendência, é porque encontramos muitos exemplos dela e isso cria um padrão”, diz Boddy.

Porque não morre a cor ouro rosa?

Pantone já decidiu que cores vão marcar tendência até 2020. No ano passado, escolheram o “verde”, enquanto entre 2018 e 2019 será o lilás, para em seguida, terminar em 2020 com o menta.

Penny Goldstone, editora digital da revista Marie Claire, responsabiliza os millennials de continuarem infectados pela febre do ouro rosa, tudo porque fica bem nas fotos das redes sociais.

Ouro rosa ou a cor que se recusa a morrer

“Trata-se de poder combinar tudo. Assim, no Instagram há pessoas que publicam uma imagem onde bebem um copo de vinho rosa, sentados numa cadeira rosa com um fato de banho rosa tipo vintage dos anos 50s” diz Goldstone.

No entanto, Goldstone vai mais além e diz que a febre do rosa também tem a ver com uma maneira de fazer resistência.

“O rosa costumava ser desprezado, mas com a geração millennial, quase parecia algo cool porque é irónico […]”, diz Goldstone, afirmando que vestir rosa em tempos de movimento Black Lives Matter, de muitos tiroteios, o triunfo do Brexit e Trump, foi uma maneira de “focar em algo positivo”.

Para homens e mulheres

A jornalista Mary-Ann Russon descobriu que o ouro rosa quebrou a barreira do género.

Falou com a empresa brasileira de calçados Melissa, que lhe disse que colocaram o ouro rosa nalguns sapatos para homens, com resultados muito bons.

Ouro rosa ou a cor que se recusa a morrer
Melissa

“Temos muitos influencers do sexo masculino que usam Melissa, e eles escolhem o ouro rosa como cor principal”, disse Raquel Scherer, directora de marketing global da Melissa.

Cada modelo de calçado Melissa geralmente vem em várias cores, e graças à febre do ouro rosa, a empresa tenta disponibilizar essa opção em todos os modelos.

A loja britânica New Look diz que o ouro rosa hoje é quase uma cor neutra. Os seus responsáveis dizem que continuarão a incluí-la nas suas colecções, enquanto os consumidores o exigem.

Algo similar conclui Scherer, de Melissa: “Se eles querem ouro rosa, vamos continuar a fazer produtos para eles nessa cor […] É sobre o que o consumidor quer”.

Imagens: divulgação Ouro rosa ou a cor que se recusa a morrer Ouro rosa ou a cor que se recusa a morrer .
Fonte: BBC Ouro rosa ou a cor que se recusa a morrer Ouro rosa ou a cor que se recusa a morrer




Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.