Pequeno almoço versus beleza

Pequeno almoço versus beleza

Pequeno almoço versus beleza

Por falta de tempo, vontade de emagrecer ou simplesmente por falta de apetite nas primeiras horas da manhã, muitas pessoas deixam de tomar o pequeno almoço sem contudo se aperceberem do quanto esta prática pode ser prejudicial.

Os nutricionistas afirmam que depois de o organismo passar entre oito a dez horas sem ingerir alimentos, o pequeno almoço cumpre a função de repor os níveis de glicose e nutrientes no sangue.

O costume da falta do pequeno almoço pode ocasionar desfalecimentos, falta de concentração e ainda mau humor. Quando o corpo tem baixos níveis de glicose, usa outros mecanismos para funcionar. Aumenta os níveis de colesterol, baixa a insulina, para além de mudanças hormonais e processos metabólicos que deveria realizar de forma natural. Ora nestas circunstâncias, se alteradas, provocam uma modificação por vezes radical no rendimento físico e intelectual, dependendo da fisionomia e capacidade de cada pessoa.

Na mulher, em particular, estes problemas podem agravar-se entre os 35 e os 40 anos, quando começa a enfrentar sérias mudanças hormonais. É nesta altura que o organismo fica mais lento e aumentam os níveis de colesterol. Então tomar um pequeno almoço equilibrado ajudará a manter um peso saudável assim como melhora o bem estar físico e emocional.

Um pequeno almoço completo

Um pequeno almoço equilibrado deve incluir três dos seis grupos de alimentos: cereais, lácteos e frutas.

Dentro dos cereais podemos seleccionar entre pão e cereais (de preferência integrais), uma vez que aí encontramos hidratos de carbono, vitaminas e minerais. Por sua vez para um tipo de cereal ser adequado deverá ter pelo menos 25% de vitaminas ou minerais.

No segundo grupo estão incluídos o queijo, o leite ou iogurte, produtos que têm proteínas, cálcio, vitamina A, vitamina D e vitaminas do complexo B.

A roda dos alimentos
A roda dos alimentos

Já para o terceiro, as frutas devem ser frescas e para quem preferir sumos naturais, não deve exceder os 500 ml diários Na prática o pequeno almoço deve conter entre 20 a 25% das calorias e nutrientes que o organismo necessita por dia. Para os consumir não devemos esperar mais de uma hora depois de nos levantarmos.

Imagens: divulgação Pequeno almoço versus beleza . .
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