Perda sazonal de cabelo: mito ou realidade

Perda sazonal de cabelo: mito ou realidade

Quando chega a Primavera, muitas de nós percebemos que o nosso cabelo cai mais abundantemente. Às vezes, se isso nunca te aconteceu, pode ser difícil relacioná-lo à mudança de estação. Além disso, também às vezes é tão exagerado que parece impossível que todo aquele cabelo caia apenas mudando de uma estação para outra.

Crescemos a ouvir as nossas mães a dizer que, como os animais, nós mudamos de cabelo quando mudamos de estação. O que há de verdade sobre isto?

Queda Sazonal: causas

Os animais trocam de pelo duas vezes por ano para se adaptarem à temperatura exterior e poderem regular a temperatura corporal de forma mais adequada.

Os seres humanos, no entanto, evoluíram de tal forma que dificilmente temos pêlos no corpo – em comparação com outros mamíferos – e mantemos os nossos cabelos de forma estável ao longo do ano. Contudo, mesmo sendo assim, também respondemos às variações da luz e à mudança do número de horas de luz solar. Essas mudanças variam a nossa secreção de melatonina, prolectina e outras substâncias, o que influencia a perda de cabelo.

Algumas pesquisas encontram, de facto, que há uma periodicidade sazonal na queda e no crescimento dos cabelos. Essa periodicidade é semelhante à muda de alguns mamíferos. Embora pareça que, no nosso caso, o stress e outros factores podem alterar ou influenciar tais mudanças sazonais.

Isto não significa que nos caia o cabelo e não o recuperemos, mas na Primavera e no Outono perdemos cabelo – entre 800 a 1000 fios por dia – e recuperamo-lo no Verão e no Inverno com novos crescimentos – a queda do cabelo no Outono, por exemplo, corresponde com a recuperação no Verão.

Perda sazonal de cabelo: mito ou realidade
Possíveis soluções Perda sazonal de cabelo: mito ou realidade Perda sazonal de cabelo: mito ou realidade

Existem vários produtos, tanto em salões de cabeleireiro e farmácias, que garantem travar a queda sazonal do cabelo. A realidade é que esse tipo de queda se deve à mudança no eflúvio telógeno e, no presente, ainda não está provado que exista algum produto que realmente influencie esse eflúvio. Portanto, não temos provas de que qualquer um desses produtos que estão à venda realmente funcione.

A realidade é que, se a tua perda de cabelo coincidir com a mudança sazonal, não te deves preocupar, porque a coisa mais comum é que o novo cabelo cresça no seu lugar.

No entanto, se consideras que o teu cabelo está a cair muito, ou que não se recupera ao longo do ano ou, talvez, que comeces a perceber alguns casos de calvice, há algumas coisas que podes fazer, como reduzir o consumo de açúcar. e gorduras e, claro, ir ao médico para te encaminhar para o dermatologista, se ele considerar necessário.

Imagens: divulgação Perda sazonal de cabelo: mito ou realidade Perda sazonal de cabelo: mito ou realidade .




Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.