Poderíamos viver sem moda na sociedade actual?

Poderíamos viver sem moda na sociedade actual?

OPINIÃO – Segundo a Wikipédia, moda é o comportamento de uma dada época histórica. É um sinónimo de “costume”. A palavra provém do termo latino modus, através do francês mode. Em sentido estrito, porém, “moda” costuma–se referir especificamente aos diversos estilos de vestuário que prevalecem numa dada sociedade numa dada época histórica.

Pois bem, formalmente, a moda está amplamente definida pelos gostos de uma determinada sociedade. Estamos claramente na presença de algo que os jovens acreditam defini-los em grupos sociais e seria impossível pensar em moda ou tendências se não houvesse tais grupos. Além de ser uma identificação pessoal ou um fenómeno social, a moda reflecte a acção de consumir um produto que é promovido como algo que não pode faltar na vida de cada um dos jovens de hoje.

Poderíamos viver sem moda na sociedade actual?

Eu concordo com a moda e todos os artefactos, isso é inovar, e a moda vem da modernidade, pois se não houvessem desenhos, como nos vestiríamos? É claro que todos se vestiriam à sua maneira, mas se não houvesse moda como nos vestiríamos (atendendo a que não existiriam designers)?

Poderíamos viver sem moda na sociedade actual?

A moda evolui e inova a cada dia, e os estilos que se vão criando atingem mais e mais pessoas, embora alguns estilos considere desapropriados, mas que ficam ao critério do consumidor. Eu tenho o meu próprio estilo e, graças à moda, até que veste tamanhos maiores podem encontrar roupas a seu gosto, ajustadas ou como quiserem, se não viveríamos nus.

Mas esta é, claro, apenas a minha opinião.

Cristina Pires

Imagens: divulgação Poderíamos viver sem moda na sociedade actual? . .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados