Porque nos cai tanto o cabelo no Outono?

Porque nos cai tanto o cabelo no Outono?

Porque nos cai tanto o cabelo no Outono?

O Outono já chegou (estamos a meio) e já terás começado a notar – especialmente aquelas que têm cabelos compridos ou vivem com alguém com muito – que o cabelo cai mais do que o habitual e vais encontrá-lo em todos os lugares. Não podes lavar o cabelo sem deixar um punhado no ralo e o teu aspirador recusa-se a continuar a trabalhar se não controlares o que seja que te vai na cabeça.

A queda sazonal do cabelo é uma realidade e afecta-nos especialmente nos meses de Outono. Todas nós podemos sofrer, mas é muito mais marcante em quem tem cabelo comprido. A dúvida que sempre surge quando vemos o nosso cabelo cair é se temos motivos para nos preocupar ou tudo será resolvido com a chegada do Inverno. Portanto, vamos tentar esclarecer quais são as causas da queda de cabelo no Outono e se há alguma coisa que possamos fazer para a remediar.

Porque nos cai tanto o cabelo no Outono?
Causas da queda de cabelo no Outono

A razão pela qual nos humanos cai mais cabelos na Primavera e especialmente no Outono é a mesma pela qual os animais trocam de pelo quando mudam de estação. É verdade que evoluímos para que não tenhamos quase pêlos no corpo, mas ainda somos afectados pelas variações de luz e pela mudança no número de horas solares.

Essas alterações fazem com que a secreção de melatonina e prolectina variem, influenciando a perda de cabelo. Desta forma, há uma periodicidade sazonal tanto na queda quanto no crescimento do cabelo, o que seria semelhante ao de alguns mamíferos. A diferença é que, no nosso caso, as alterações podem ocorrer devido a causas como o stress.

Esta queda está relacionada a alterações no eflúvio do telógeno capilar, o que mostra variações durante as diferentes estações do ano. Isso significa que alguns cabelos saltam a fase de crescimento e passam directamente para a fase da queda, influenciados pelas mudanças de luz e temperatura no caso de queda sazonal.

A boa notícia é que perdemos o cabelo perdido nas temporadas seguintes. Ou seja, a queda de cabelo no Outono, por exemplo, está relacionada com o crescimento de novos cabelos no Verão. Na Primavera e no Outono caiem cerca de 800 fios por dia para que no Verão e no Outono cresça cabelo novo de acordo com a nova estação – no Inverno aqueles que caíram na Primavera e no Verão aqueles que caíram no Outono.

Porque nos cai tanto o cabelo no Outono?
Que soluções temos para evitar a queda de cabelo sazonal?

A verdade é que esse problema não parece ter muitas soluções. Pelo menos não é o tipo de produtos que se vendem nas lojas, cabeleireiros ou até mesmo farmácias. Existe uma ampla gama de produtos, desde ampolas, champôs, até suplementos, que nos ajudam a parar a queda sazonal, mas a realidade é que não há provas de que algum desses produtos funcione. Porque nos cai tanto o cabelo no Outono?

Várias investigações destacaram que ainda não foi encontrado nenhum produto ou remédio que influencie o eflúvio telógeno e, portanto, não parece haver nada capaz de impedir a queda do cabelo no Outono.

De qualquer forma, se a nossa perda de cabelo é devida simplesmente à chegada da nova estação, não nos devemos preocupar muito, já que deverá crescer cabelo novo nas restantes estações para compensar a perda da anterior. No entanto, por vezes, recomenda-se uma massagem capilar, a fim de aumentar o fluxo sanguíneo que chega aos folículos se estimule o crescimento.

Se pelo contrário suspeitarmos que estamos a perder muito cabelo, que se estão a perceber algumas áreas sem cabelo ou a queda não parece estar relacionado com a mudança de estação, a melhor opção é ir ao nosso médico de família ou dermatologista. Além disso, reduzir o consumo de alguns alimentos, como açúcar ou gorduras, também nos pode ajudar. Porque nos cai tanto o cabelo no Outono?

Imagens: divulgação Porque nos cai tanto o cabelo no Outono? .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.