Quando a masturbação é boa e quando se torna má

Quando a masturbação é boa e quando se torna má

Quando a masturbação é boa e quando se torna má

É bom, divertido e tu podes fazê-lo com ou sem parceiro. Não precisas mais do que um momento, sem interrupções, e a melhor coisa é que não há riscos de gravidez ou de contrair uma doença sexualmente transmissível. É estimulante e relaxante ao mesmo tempo e podes fazê-lo quantas vezes quiseres.

Mas, para alguns, é imoral ou anormal. Por quê? A masturbação, segundo especialistas na matéria, é simplesmente o estímulo da genitália. É uma resposta sexual humana universal: em todas as culturas as pessoas masturbam-se. Nos mamíferos, percebe-se que, de uma forma ou de outra, eles se auto-estimulam e até as crianças o fazem, desde os dois ou três anos.

Esse primeiro contacto com os nossos órgãos genitais marcará o resto da expressão ao longo da vida. É um comportamento que acontece e dependendo da resposta do ambiente (se os pais ou encarregados repreenderem, baterem na mão ou simplesmente desviarem a atenção para outra coisa) continua ou não.

Quando a masturbação é boa e quando se torna má

O começo

Ao longo da história, desde a infância, depois com a evolução dos hormonas e durante a adolescência, é que a pessoa, às vezes até por acaso, se toca, gosta e segue. É algo muito natural.

O porquê, então, da masturbação estar cercada por tantos tabus e “punições”? Ainda segundo especialistas, tudo começa como uma questão do que, do ponto de vista tradicional, histórico e cristão, no mundo ocidental, porque em outras filosofias tem outro significado.

No lado cristão, a condenação vem da má interpretação da Bíblia no capítulo 3, versículos 7 a 10 em Génesis, que se veio a chamar “O pecado de Onan”. Então, o que Onan fazia não era masturbar-se, sim praticar o coito interrompido ou, o que é o mesmo, ejacular fora do corpo da sua cunhada. Mas o seu “pecado” foi interpretado como masturbação e, de facto, essa prática também é chamada de onanismo.

É um evento privado

Podemos entender, então, que a masturbação não tem nada de errado…A menos que seja feita maliciosamente, como expor-se em público.

É muito importante entender que toda a sexualidade, incluindo a masturbação, são elementos privados. Nada de o fazer na rua, é um crime porque a lei estabelece como exposição desonesta. É uma parafilia.

Quando a masturbação é boa e quando se torna má

Mas sobre o comportamento em si não podemos dizer que é anti-humano ou anti-saudável. Às vezes pode ser a única expressão sexual disponível de um ser humano e manter um certo equilíbrio de energia erótica libertado através disso, com relaxamento mental e físico. Há prazer, sem ofender ninguém. Não é inadequado ou inapropriado.

Quanto é muito? Quando a masturbação é boa e quando se torna má

Há pessoas que na juventude, mesmo com um parceiro, têm que se masturbar de vez em quando para se sentir à vontade, ou há aqueles que se masturbam de mil em cem. Não há parâmetro. E neste sentido, se alguém se masturba quatro ou cinco vezes por dia e deixa de se relacionar com os amigos, se esgota ou  o faz de maneira excessiva que de alguma forma afecte ou interfira ou cause problemas de outra natureza, então é demais.

Desfruta sem inibições Quando a masturbação é boa e quando se torna má

Alguns especialistas em matéria sexual, nomeadamente psicólogos, são unânimes em mencionar que muitos passam dos 25 anos sem se masturbarem. Criam um tormento, elaborando o mito após o mito e deixando-se guiar por certos elementos e princípios religiosos ou jurídicos, mas não devemos confundir expressão humana ou natural com a distorção desta expressão num ‘cenário’ de natureza civil ou religiosa.

Sem violar leis ou sensibilidades, ou expor outras pessoas sem o seu consentimento, então podemos entender que o ser humano é sexual, sexuado e erótico. O que é preciso é entender que é privado ou com consentimento e voluntariamente. Que as pessoas o façam com elas mesmas, que tenham um mecanismo para se auto-gratificar e não trazerem preconceito contra eles. O traumático de tudo isto é que essas pessoas o negam como se fosse mau. Quando a masturbação é boa e quando se torna má

Imagens: divulgação Quando a masturbação é boa e quando se torna má .




Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.