Quanto tempo dura uma tendência?

Quanto tempo dura uma tendência?

Já alguém se questionou sobre quanto tempo dura uma tendência? E porquê comprar algo que está na moda e é caríssimo se daqui a alguns meses já estará em desuso? Bem, na realidade antes de alguém comprar uma peça de roupa deveria pensar nisto: valerá a pena comprar algo que não durará muito tempo ou antes uma peça clássica e intemporal?

Depois de nos questionarmos com isto, aí sim, começa o dilema.

Antigamente as tendências poderiam durar centenas de anos, como foi o caso da toga greco-romana peça quase indispensável durante 600 anos. Na época do renascimento as tendências duravam desde que os nobres as inventavam até o primeiro burguês as copiar (algo semelhante acontece hoje em dia). Há dezenas de anos as tendências duravam o tempo que durava uma estação e hoje já nem sabemos quanto duram porque a cada dia nasce uma tendência.

Mas o que é uma tendência?

A Wikipedia diz-nos que uma tendência é:

1 – Inclinação ou predisposição para suceder a algo, ou comportamento de uma determinada maneira.

2 – Orientação ou fracção determinada dentro de um grupo maior.

3 – Moda temporária que provoca que uma grande parte da sociedade use determinados objectos ou tenha  determinadas atitudes.

Cada temporada tem literalmente centenas de novos “looks
Cada temporada tem literalmente centenas de novos “looks

Por outro lado, podemos também dizer que tendências são sugestões. Sugere que usemos determinado estilo durante uma temporada. Obviamente que não são ordens nem muito menos regras. Deveriam, isso sim, ser o ponto de partida para o estilo pessoal de cada um.

Segundo o site “Who What Wear”, cada temporada tem literalmente centenas de novos “looks” e estilos mostrados nos desfiles e obviamente não podemos seguir todos eles. Nem tão pouco o deveríamos fazer. O que temos é que estar atentos para as peças clássicas, as que poderão ser usadas passada uma temporada.

As tendências surgem na sua maioria das passarelas
As tendências surgem na sua maioria das passarelas

Também ainda de acordo com o site, de todas as tendências apresentadas precisamos de escolher a que é apropriada para a nossa imagem e o nosso estilo de vida. Nem todas as peças são para todos.

Como sabemos a moda é cíclica, tendências que tiveram um êxito estrondoso no passado tendem a regressar em força volvidos 15 ou 20 anos (vejam-se as mini saias, por exemplo). Isso significa que agora as mulheres (e homens) com vinte e poucos anos, podem dizer que já passaram pelo menos por uma mesma tendência duas vezes.

Porque mudam as tendências tão rapidamente?

Primeiro porque hoje a velocidade com que a informação viaja é demasiado rápida, quase instantânea, graças à tecnologia avançada das câmaras, a invenção do iPhone, telefones com câmaras, entre outras coisas. Para além disso a informação compartilha a culpa com os vulgarmente chamados “paparazzi”.

As elebridades "ditam" em grande parte as tendências
As elebridades “ditam” em grande parte as tendências

Isto porque as celebridades são um factor importantíssimo quando se trata de divulgar uma tendência, o crescimento do número de “paparazzis” (hoje qualquer um com um telemóvel o pode ser) e a proliferação de blogs, fazem com que todos os dias tenhamos fotos actualizadas das nossas celebridades preferidas usando o que recentemente saiu das passarelas. Pronto, aqui estão as tendências!

Entretanto e no meio de todo este frenesim, algo curioso acontece: desaparece uma tendência.

É assim que hoje funciona. Sai uma tendência, as celebridades usam-na, logo as “fastfashion” (ou melhor, firmas low cost de produção massiva) copiam esse modelo a um preço tremendamente acessível a todos os extractos sociais. Posteriormente quando a tendência ultrapassa essas duas etapas e alcança um grande número de adeptos é simplesmente ultrapassada por outra porque todos queremos ser originais.

Sim ou não?

Claro que nem todas as tendências passam por estas etapas. A maioria simplesmente desaparece naturalmente.

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.