Reflexologia: o que é e qual a sua finalidade

Reflexologia: o que é e qual a sua finalidade

Uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica no campo da medicina complementar e alternativa, baseada no estudo fisiológico e neurológico, é a reflexologia.

A reflexologia ou reflexoterapia é uma técnica terapêutica projectada para activar o equilíbrio entre o corpo e a mente, para detectar, curar e prevenir dores ou doenças. Ela baseia-se na estimulação por digito pressão de pontos localizados nas mãos, pés e cabeça que actuam como um reflexo de órgãos internos, tecidos e sistemas, melhorando assim a saúde, tanto física como mental, e favorecendo o bem-estar geral.

O que é?

A reflexologia tem sua origem na medicina tradicional chinesa e consiste em fazer pressão com os dedos das mãos em determinados pontos do corpo, as chamadas zonas reflexas, que se encontram energicamente relacionadas com os órgãos internos do corpo. Estes pontos de pressão encontram-se, principalmente, nos pés, mãos e cabeça. A medicina tradicional chinesa afirma que todas as partes do corpo estão comunicadas entre si e é possível trabalhar e equilibrar o organismo inteiro através de pontos exactos do corpo. Através da estimulação das zonas reflexas, enviam-se impulsos e sinais nervosos ao resto de partes do corpo e órgãos vitais. Por exemplo, dores como a enxaqueca podem ser tratadas pressionando o hálux (dedo grande) do pé.

Mapa de Reflexologia Podal
Mapa de Reflexologia Podal

Como funciona a reflexologia?

O ramo da reflexologia mais antigo e mais usado é a reflexologia podal. Cada parte do nosso pé está directamente conectada com um órgão ou área concreta do nosso corpo. Sendo assim, ao estimular alguma das terminações nervosas, envia-se um sinal à medula e ao cérebro, que respondem com instruções de cura para os órgãos e músculos que estão a ser trabalhados através da reflexologia podal. Ao trabalhar os pontos de pressão dos pés, é como se a pessoa estivesse massajando directamente a área danificada. Desta maneira, a reflexologia apresenta propriedades curativas e múltiplos benefícios que ajudam a melhorar a saúde e favorecer o bem-estar geral.

Para que serve?

A reflexologia é usada para melhorar a circulação sanguínea, estimular o organismo e reparar os desequilíbrios nervosos ou condições mais comuns, entre muitos outros benefícios. Muitas vezes é muito difícil ter acesso à área afectada ou danificada, e com a reflexologia é possível estimulá-la e repará-la sem lhe tocar directamente. É uma técnica terapêutica própria da medicina alternativa, muito eficaz, que proporciona óptimos resultados. É recomendável ir a um reflexologista e não praticar a reflexologia em ti mesma se desconheceres as técnicas de pressão.

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.