Roubamos o look de… Andrea Sachs
Por Maitê Karen – @maite_karenfurtado
“Suddenly I see (suddenly I see)
This is what I wanna be
Suddenly I see (suddenly I see)
Why the hell it means so much to me”
Quem não se recorda da abertura do icónico filme de moda, “O Diabo Veste Prada”, embalado pelo sucesso da cantora escocesa KT Tunstall, onde é possível decifrar com alguma perspicácia, o verdadeiro significado da música.
Andrea ou Andy, como é carinhosamente apelidada, é uma jovem simples e sonhadora, recém-formada em jornalismo que, apesar de achar o mundo da moda completamente fútil e superficial, consegue o tão desejado dream job, pelo qual “um milhão de raparigas matariam para ter”, como assistente de Miranda Priestly, implacável editora-chefe da prestigiada revista Runway.
Apesar do título fazer alusão à marca de moda italiana, Prada, grande parte do figurino era da francesa Chanel, pelo que é notório a influência parisiense na segunda fase de looks da protagonista, após a sua enorme transformação de visual.
Por isso, selecionámos quatro dos looks mais marcantes da personagem interpretada pela atriz Anne Hathaway, como fonte de inspiração na criação de visuais elegantes e sofisticados.
1 – A transformação
Andrea é uma jovem despreocupada que detém uma visão de mundo, ainda pura e inocente, completamente longe de imaginar que a sua primeira oportunidade profissional seria logo na revista mais conceituada da cidade.
A comunicação da moda desempenha um papel fundamental na vida desta personagem, porque expressa com exatidão, a sua relação com a sociedade e a forma como ela se adapta a uma nova realidade profissional, onde a aparência é de supra importância.
Apesar de aparentemente descuidada, Andrea sempre manteve uma determinada classe nas escolhas dos seus looks e quando passa pelo processo de transformação, só acentua ainda mais essa faceta.
Roubamos o Look… Como compor?
1 – Blazer Chanel
2 – Blusa branca
3 – Saia Chanel
4 – Calças de couro castanhas
5 – Mala Chanel
6 – Colar dourado
2 – Os Trench Coat Dresses que deram que falar
Se existe alguma peça que é sinónimo de classe, chama-se “Trench Coat Dress” que reúne dois itens num só, o casaco e o vestido.
Na sua fase sofisticada, Andy usou dois artigos que ficaram na história do filme, o icónico Green Trench Coat Dress e o White Trench Coat Dress, que numa tradução livre não é nada mais, nada menos do que o vestido verde e o branco que foram autênticos sucessos.
Como compor?
1 – Burberry Green trench Coat
2 – Stilettos Dourados
3 – Luvas brancas
4 – Brincos com estampa tigresa
5 – Óculos de sol Prada
1 – Burberry Tempsford Cashmere White Trench Coat
2 – Stilettos pretos
4 – Boina Branca
5 – Mala Chanel
3 – O sofisticado vestido de street-style
Na cena em que Andy tem de cumprir mil e uma tarefas para a exigente Miranda e consequentemente vê-se obrigada a percorrer a cidade de uma ponta à outra, um pormenor destaca-se a olhos vistos. A sofisticação do look usado que não deixa absolutamente nada a desejar ao provar que é um dos visuais mais marcantes da cena.