Roupa, moda, e os seus efeitos da moda nos adolescentes

Roupa, moda, e os seus efeitos da moda nos adolescentes

Roupa, moda, e os seus efeitos da moda nos adolescentes

OPINIÃO – A adolescência é um estágio de mudanças pessoais e familiares. As crianças mudam a sua maneira de sentir e pensar de forma muito intensa. E isso, somado às mudanças físicas, emocionais e sociais, faz com que o seu desenvolvimento se torne um verdadeiro redemoinho. As roupas que vestimos falam de nós, e não é diferente na adolescência, onde muitas vezes se convertem numa forma de expressão.
Vestuário como sinal de identidade na adolescência

Começar a escolher as roupas que mais gosta ao adolescente pode ser a maneira de dizer que não é mais uma criança e que tem a liberdade de escolher o seu próprio estilo e sentir-se diferente. A vaidade do adolescente é canalizada na busca de se sentir único e é uma das formas pelas quais os adolescentes devem recorrer neste momento de mudança, para voltarem a estar em harmonia com eles mesmos.

Os jovens gostam de explorar a moda, com criatividade, e gostam de se atrever com os seus outfits. Cada geração tem novas formas de se expressar com roupas e cores. Para um adolescente, optar por um determinado significa tornar-se público a si mesmo. Mais do que uma maneira de se vestir é uma maneira de estar, de manifestar o seu mundo mental, as suas escolhas culturais, música, gostos …

Roupa, moda, e os seus efeitos da moda nos adolescentes

Os pais versus a roupa dos adolescentes

Os pais devem receber essas mudanças da melhor maneira possível. Devemo-nos lembrar que tudo é parte de um processo, por isso devemos vê-lo como outra escada no seu crescimento e não como uma catástrofe.

Devemos conversar com o jovem sobre as suas reais necessidades, deixá-lo explicar as suas ideias e o motivo de sua escolha.

As vantagens da roupa nos adolescentes 

– Proteje a sua identidade. Torna-se na forma de expressão do adolescentes. É uma questão importante, pois é o momento em que as características da sua personalidade começam a ser transcendentais.

– Ajuda-os a pertencer a um grupo. E este ponto ocorre com a busca da socialização fora da família. É muito importante que eles pertençam a um grupo. Com a moda, isso vai-os ajudar a fazer parte de um ou de outro grupo ou movimentos juvenis.

– Explora a sua criatividade. Eles exploram através das suas roupas a sua própria criatividade jogando com peças, formas e cores, para criar um estilo que os torna únicos e diferentes do resto. Roupa, moda, e os seus efeitos da moda nos adolescentes

– Conhecem-se a si mesmos. O corpo está a mudar e o vestuário permite que os jovens se conheçam melhor uns aos outros, o que lhes fica bem ou mal.

Isso dá-nos informações sobre eles. Seguir as modas de uma subcultura urbana ou outra ajudará os pais a ter informações sobre o que ou quem admiram e quais são os seus interesses.

Roupa, moda, e os seus efeitos da moda nos adolescentes
Problemas associados à roupa do adolescente

– Pertencer a um grupo perigoso. A obsessão por roupas pode ser um ponto de partida para o adolescente ingressar num grupo social não recomendado. Por essa razão, é bom ter atenção com aqueles que se encontram e que actividades fazem para serem prevenidos. Roupa, moda, e os seus efeitos da moda nos adolescentes

– Gastos excessivos e obsessão. Algumas modas podem causar gastos excessivos em adolescentes e atingir o consumismo. Preferindo uma marca para o contexto social que eles têm, faz com que gastem mais do que o que podem e que o desejo por uma peça se converta numa obeceção de forma prejudicial.

– Falta de critérios. Choque com os pais. Uma das razões da moda é identificar-se e diferenciar-se dos adultos, portanto, é normal que haja choques e controvérsias na escolha de roupas. Para remediar isso, devemos conversar com eles, raciocinar, negociar e chegar a acordos aceitáveis para todos.

Mafalda Tavares

Imagens: divulgação Roupa, moda, e os seus efeitos da moda nos adolescentes .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.