Sabes escovar o cabelo?

Sabes escovar o cabelo?

Um cabelo bonito e bem penteado pode fazer toda a diferença num look. Contudo, nem sempre é simples escovar o cabelo sem o danificar.

Nós não nos apercebemos mas o simples acto de passar a escova nos cabelos é uma agressão a toda a zona capilar.

Quando penteamos o cabelo com mais força, normalmente excedemos a capacidade de elasticidade do fio e ele arrebenta. Os cabelos mais finos por natureza ou por processos químicos resistem menos, pelo que devem ser menos esticados.

Mas não desesperes, pois neste artigo vamos mostrar-te algumas dicas e truques de como escovar o cabelo sem o danificar.

Sabes escovar o cabelo?

  1. Para lavar, escolhe shampoo e condicionador de efeito liso, que preparam o cabelo para o alisamento. As suas fórmulas ricas em hidratantes potentes e silicone deixam os fios mais uniformes, maleáveis e obedientes.
  2. Retira o excesso de água com uma toalha. Se tens cabelos frisados e queres que fiquem bem lisos, elimina apenas o excesso. Já os finos, lisos ou ondulados, precisam de estar bem secos com toalha e secador (ou ainda naturalmente) antes de escovar.
  3. Utiliza um pente de dentes largos para pentear o cabelo húmido, pois fica mais frágil e sensível nesta altura, partindo com maior facilidade. Escolhe uma secção do cabelo por onde começar. Começa sempre porescovar o cabelo pela pontas e nunca pela raiz, pois iria ganhar mais nós.
  4. Deixa o cabelo secar ao ar durante alguns minutos, antes de passar à escovagem propriamente dita. Desta forma vais evitar alguns danos. Para acelerar o processo de secagem, vai passando os dedos pelo cabelo para soltar os fios.
  5. Divide o cabelo em quatro partes: faz uma risca vertical no meio da testa até a nuca e, depois, outra risca horizontal, de orelha a orelha. Prende as partes superiores, enrolando-as. Começa a escovar o cabelo numa das partes de baixo. Enquanto o cabelo estiver húmido, é possível dar-lhes o efeito que pretendes com maior facilidade. Por exemplo, vaisconseguir alisá-lo mais facilmente, fazer ondas ou caracóis.
  6. Seca cada madeixa de cima para baixo, rodando a escova e alisando com o secador. Faz primeiro a parte de trás. Insiste numa única madeixa. Repete o movimento mesmo depois de seca.
  7. De seguida, enrola para dentro a parte de baixo do cabelo de trás. Se quiseres que o cabelo espete para fora, então enrola a escova com as ponta viradas para fora. Se quiseres o efeito contrário, então enrola para dentro ou deixa liso. O secador deve seguir cada movimento da escova, mas sempre a uma temperatura moderada.
  8. Termina de escovar o cabelo com a secagem da parte da frente do mesmo. Se pretenderes dar mais volume ao penteado, faz o brushing na direcção contrária àquela em que vais pentear o cabelo.
  9. Depois de escovares todo o cabelo, corrige as partes que ainda precisam de ser alisadas.
  10. Se quiseres um visual mais moderno e sexy, enrola alguns rolos médios ou largos no alto da cabeça. Aguarda uns 20 minutos e depois solta-os sem pentear.
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.