Saudavel, simples e ao teu alcance: correr para estares em forma

Saudavel, simples e ao teu alcance: correr para estares em forma

Qualquer actividade física feita da forma correcta é de extrema importância para manter a boa saúde de quem a pratica. Aqui, vamos falar mais especificamente de um dos exercícios aeróbicos mais comuns e mais fácil de praticar: correr.

Algumas das vantagens de se praticar esta modalidade: não exige um equipamento muito elaborado nem muito caro, um par de sapatilhas, calções e uma t-shirt já são o suficiente; este exercício garante um aumento gradual no fôlego; pode ser praticado em qualquer lugar; investigadores conseguiram provar que a corrida regular melhora a memória e também as funções cognitivas, porém essas melhorias regridem quando o desporto é abandonado; correr aumenta a boa disposição, visto que ela estimula a produção de endorfina, dando uma sensação de bem-estar; diminui a ansiedade; a corrida está no topo dos exercícios que queimam calorias; à medida que tu consegues superar os teus limites na própria corrida, melhoras a tua auto-estima; ajuda a controlar o stress, fazendo com que se tenha também um sono mais tranquilo.

Investigadores que acompanharam um grupo de corredores por mais de 7 anos conseguiram evidências de que correr regularmente reduz as chances de ter cataratas e de ocorrer degeneração macular, as duas principais causas de cegueira no mundo. Outra consequência positiva da corrida é a estabilização da pressão arterial. Fortalece os ossos, servindo de prevenção à osteoporose. Vale a pena mencionar também a diminuição das taxas de colesterol.

Apesar de todos estes benefícios, a corrida pode trazer lesões sérias. Porém, se tomados certos cuidados, podemos evitar tais lesões. Escolher sapatilhas apropriadas com sola apropriada para a absorção de impactos, alongar antes e depois do exercício, não tentar ir muito além dos teus limites de uma vez só, ao primeiro sinal de dor suspender o exercício e procurar um médico. É de extrema importância que antes de começar a praticar qualquer exercício, consultes um médico e faças os exames necessários para saber como anda o teu corpo e a tua saúde para evitar problemas maiores futuramente e para poder aproveitar o exercício da maneira mais saudável possível para o teu corpo.

A corrida além dos benefícios físicos também proporciona uma contribuição para o cérebro, pois o  seu sistema cardiovascular sendo trabalhado contribuirá para uma melhoria no condicionamento geral. Mas todo este favorecimento benéfico dependerá do tempo gasto no exercício e levando em consideração que se mantenha o ritmo ideal.

Mas fica atenta a qualquer sintoma desconfortável durante a prática do exercício. Falta de fôlego, tonturas ou náuseas sentidas no percurso, deverão ser analisadas pelo médico. O melhor nestas situações é diminuir o ritmo tanto da velocidade quanto das vezes praticado na semana e dependendo dos sintomas o ideal é até parar de correr e esperar pela opinião do especialista, que após fazer os exames médicos e clínicos te libertará para o retorno da actividade.

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