Sensualidade e concursos de beleza sim, mas…

Sensualidade e concursos de beleza sim, mas...

OPINIÃO – Os cânones da beleza que promovem concursos estão intimamente ligados ao erotismo e à sexualidade.

Respeito os concursos de beleza, é importante lembrar que esses concursos foram concebidos para promover marcas de roupas e agências de modelos, e em pouco tempo se tornaram negócios lucrativos que, para além de apoiar a indústria da moda, hoje abrangem diversas áreas. Não foi em vão que Donald Trump decidiu comprar em 1996 os direitos do concurso de beleza mais famoso do mundo: Miss Universo.

No entanto, além de ser impulsionado pelo amor ao dinheiro, “motor” que, como é bem conhecido, carrega inúmeros males (por exemplo, em certas regiões concursos de beleza estão ligados ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual) , essas disputas promovem estereótipos em que prevalece a extrema magreza e influencia o imaginário das pessoas em geral e dos adolescentes em particular. Na verdade, há muitos que se envolvem em dietas recorrentes, exercícios extremos e/ou cirurgias dispendiosas para se parecerem com os modelos que vêem em desfiles de moda e revistas de moda.

Sensualidade e concursos de beleza sim, mas...
Sensualidade e concursos de beleza sim, mas…

Além disso, esses cânones estão intimamente ligados ao erotismo e à sexualidade. Daí a preocupação de alguns pesquisadores em relação aos impactos que os concursos de beleza podem ter tanto nas crianças e adolescentes que participam, quanto nos espectadores que consomem este tipo de espectáculo.

E é que tentar encaixar nos moldes da beleza que marcam os adultos previsivelmente induz as crianças e os adolescentes a assumirem a sua sexualidade não apenas mais cedo, mas também sob um prisma distorcido; além de gerar desânimo e falta de auto estima entre aqueles que não se encaixam dentro desses estereótipos estéticos.

Sensualidade e concursos de beleza sim, mas...

Quanto aos espectadores, não há dúvida de que as disputas que erotizam os corpos de crianças e adolescentes podem potencializar os distúrbios de pessoas com problemas mentais que são atraídas por menores. E o mesmo pode ser dito, em maior ou menor grau, com relação aos anúncios que erotizam o corpo e o rosto das crianças.

Onde estão as leis que protegem os menores neste tipo de eventos, quando à bem pouco tempo assisti a um desfile de lingerie para adultos com uma adolescente de 15 anos?

Diana Batista

Imagens: divulgação Sensualidade e concursos de beleza sim, mas… Sensualidade e concursos de beleza sim, mas… .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.