Sete décadas de história em 20 biquínis lendários

Sete décadas de história em 20 biquínis lendários

Sete décadas de história em 20 biquínis lendários

Dois pedaços de tecido, uma revolução poderosa e setenta anos de momentos icónicos lembram-nos que o biquíni tem sete décadas e três anos. Muito brilhou o sol (sobre ele) desde então. Na praia, no cinema, em campanhas publicitárias, em revistas de moda ou nas redes sociais.

Foi em 1946 quando Louis Reard, engenheiro mecânico reinventado como designer, apresentou o primeiro biquíni que mostrava o umbigo na piscina Molitor, em Paris. Então, nenhuma modelo se atreveu a usá-lo (mais tarde Doris Day, Marilyn Monroe, Sofia Loren e Brigitte Bardot viriam a mudar isso). Mas Michelini Bernardini fez isso, uma dançarina exótica que, ao mesmo tempo, entrou para a história como a primeira mulher a usar um biquíni de duas peças.

Catorze anos antes, Jacqes Heim também tentou (sem sucesso) com o seu modelo biquíni “Heim”.

Isso mesmo: biquínis já existiam há muito tempo. Só que ninguém os incluiu em nenhuma colecção ou lhes colocou um nome. Há pinturas gregas que datam de 1400 dC. onde podemos ver mulheres atletas vestindo uma espécie de biquíni culotte e fita no peito para realizar actividades desportivas. Também no Império Romano aparecem biquínis.

Sete décadas de história em 20 biquínis lendários

Depois, houve um intervalo difuso, de vários séculos, onde o cristianismo e as sociedades da época eliminaram completamente esse tipo de traje, excepto nalgumas comunidades ou tribos consideradas “fora do mundo civilizado”.

Até aos anos 40. Desde então e durante todo esse tempo, o biquíni tornou-se um verdadeiro ícone da libertação feminina, comparável a outras peças de vestuário como a minissaia nos anos 60 ou, no início do século XX, a calça Ursula Andress em James Bond contra o “Doctor No” marcou o marco final.

O resto é pura evolução. Sensualidade pura (com conteúdo). Pura revindicação do corpo da mulher, a luta pela sua não-objetificação e individualidade de cada um para decidir que tipo de biquíni quer usar.

Abaixo deixamos uma breve, mas significativa, revisão desses mais de setenta anos de biquínis lendários em vinte fotos que, hoje, são símbolos. Clica na galeria para os ver!

Imagens: divulgação Sete décadas de história em 20 biquínis lendários .  .
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Pode utilizar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar