Sete verdades sobre o cuidado do cabelo

Todos os dias nos deparamos com questões que nos deixam bastante confusas. Muitas vezes acreditamos em certas coisas que apesar de ditas não são verdadeiras.

O que é mito e o que é verdade sobre os cabelos?

Se o lavares todos os dias, remove a gordura? Se és loira, tens mais cabelo? Quais são as verdades sobre o cabelo?

Nem tudo que ouves é verdade. Vamos desvendar cinco mitos e factos interessantes.

Lavar o cabelo diariamente provoca queda.

Falso. Lavar o cabelo todos os dias apenas remove os fios que já caíram. A queda, na verdade, está muito mais relacionada a problemas no couro cabeludo (e também a distúrbios emocionais) do que a factores externos como a simples lavagem.

Massagens capilares fortalecem o cabelo

Verdade. As massagens capilares aumentam a circulação sanguínea nos folículos pilosos, estimulando o couro cabeludo e evitando a queda. Fazê-las regularmente pode melhorar a saúde do cabelo em geral.

Como fazer uma massagem capilar?

Coloca os dedos na cabeça pressionando levemente e faz movimentos circulares. Em seguida, dá pequenos puxões esticando a raiz e pressionando levemente a cabeça. Desta forma, aumentarás o suprimento de sangue e fortalecerás o cabelo. Podes fazê-lo com o cabelo seco ou durante a lavagem.

Se és loira, tens mais cabelo

Verdade, mas com nuances. As loiras têm em média cerca de 150.000 fios de cabelos. As morenas, à volta de 110.000. Pessoas com o cabelo escuro têm cerca de 100.000 em média e as ruivas, cerca de 90.000. No entanto, aqui vem o “mas”. As loiras também são aquelas que têm os cabelos mais finos, enquanto as de cabelos escuro têm fios mais grossos, e as ruivas mais resistentes.

A água fria não aumenta o brilho do cabelo

Falso. Mas também não está provado que aumenta o brilho. A água fria é usada para fechar a cutícula do cabelo, e é por isso que é boa para enxaguar.

Se queres mais brilho, usa uma máscara que elimine as impurezas da superfície para ajudar a equilibrar, renovar e hidratar, conseguindo assim um cabelo mais brilhante.

Calor excessivo estraga o cabelo Sete verdades sobre o cuidado do cabelo

Verdade. A água excessivamente quente e os aparelhos como os ferros de enrolar, as chapas e os secadores, abrem muito as cutículas produzindo a quebra dos fios capilares, principal causa da secura e dos cabelos quebradiços e danificados.

Lavá-lo correctamente para que não sofra

Antes de aplicar o champô, molha o cabelo com água morna para abrir um pouco a cutícula e começar a eliminar o óleo, laca e outros resíduos. Se estiver muito fria, não vais conseguir eliminar a gordura, mas pelo contrário, uma temperatura muito alta pode criar uma produção extra de sebo natural. Se és propensa a cabelos oleosos, é melhor lavá-los com água morna e enxaguar com água fria.

Se o teu cabelo cai, é bom sinal

Não é tão mau quanto pensamos. Regra geral, tendemos a ficar excessivamente alarmadas quando vemos muito cabelo na nossa escova, mas devemos saber que é algo completamente natural e saudável, perdemos cerca de 50 a 100 fios por dia, mas vão-se renovando. O facto de cair o cabelo geralmente significa que está a crescer cabelo novo, fazendo com que o velho caia e caia. Não precisamos de nos preocupar com a quantidade de cabelo que cai, mas sim a densidade no nosso couro cabeludo.

Na eventualidade de vermos áreas mais claras na cabeça, é um sinal de que a raiz não está a funcionar correctamente e está a deixar o cabelo cada vez mais fino.

Prender o cabelo ainda húmido danifica os fios .

Verdade. É preciso estar atenta na altura de prender o cabelo, especialmente quando ainda estiver molhado. Quando estão húmidos, os fios ficam, tecnicamente, mais frágeis. Isso acontece porque uma das ligações químicas é modificada temporariamente e o cabelo fica mais elástico, facilitando a quebra.

Imagens: divulgação Sete verdades sobre o cuidado do cabelo Sete verdades sobre o cuidado do cabelo
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.