Sustentabilidade e Industria 4.0 na 3ª Conferência de Textêis e Roupas

Sustentabilidade e Industria 4.0 na 3ª Conferência de Textêis e Roupas

Sustentabilidade e Industria 4.0 na 3ª Conferência de Textêis e Roupas

O Itechstyle Summit 2019, 3ª Conferência Internacional de Textêis e Roupas aconteceu no Porto no início deste mês de abril. Organizado pelo CITEVE – Centro tecnológico têxtil e vestuário da indústria de Portugal, em colaboração com a Associação Selectiva Moda, o evento juntou inovadores da indústria, provedores de tecnologia, pesquisadores, grupos e outros atores do setor de têxteis e vestuários de toda a Europa.

Diversos temas foram abordados, entre eles o destaque foi sustentabilidade como design. Há uma preocupação crescente por parte dos consumidores e das empresas, mas a sustentabilidade não deve ser pensada apenas como proteção do meio ambiente, é preciso abordar essa questão com base no design, inovação e responsabilidade. Segundo dados divulgados na conferência, 66% dos millennials estão prontos para investir em produtos sustentável, mas apenas 34% compram produtos com isso em mente. Uma das causas para esta realidade levantada são: as marcas não estão a oferecer produtos com o estilo de vida do consumidor e a comunicação da marca não tem informação fiável sobre sustentabilidade.

O evento também abrangeu as áreas da indústria 4.0, que está a mudar a manufatura do mundo em Portugal através do aumento da produtividade e redução dos custos afim de aumentar a rentabilidade. Mas apesar dos seus benefícios, a novidade ainda passa pela reconversão da mão de obra para responder a criação de fábricas inteligentes.

A iTechStyle Summit visa prover uma plataforma para globalizar a pesquisa e gerar diálogo entre a indústria e as organizações acadêmicas. A Conferência Internacional contou com vozes que lideram a indústria e a academia, eles deram seus insights nas últimas tendências, estratégias, oportunidades e desafios. O evento também discutiu sobre a digitalização e desmaterialização dos protótipos de textêis e vestuários, novos avanços em fibras e materiais, novas estruturas técnicas e inteligentes e economia circular.

Imagens: divulgação Sustentabilidade e Industria 4.0 na 3ª Conferência de Textêis e Roupas   .   .
Texto: Geovana Tavares
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados