Temperaturas arruínam o negócio das lojas de moda

Temperaturas arruínam o negócio das lojas de moda

Pelos estilos que vemos na rua, qualquer um diria que estamos em Junho. Mas não, são as ruas de Portugal em meados de Outubro.

O calor não é normal, como tão pouco andar no Outono de sandálias e shorts. E as montras não se adaptam ao calor: casacos, tecidos de inverno que passam despercebidos. Há quem os olhe, de relance e pelo canto do olho, sem qualquer intenção consciente ou subconsciente. Simplesmente olham.

É grande a preocupação dos comerciantes de roupas e calçados, que não vendem nada da colecção que eles têm há semanas nas suas prateleiras. “Esta temporada estamos a sofrer muito. Não arranca a campanha”, lamenta-se um dono de um estabelecimento.

O grande problema nesta questão é que os grandes grupos de moda internacional marcam o início da colecção de Outono, sem se adaptar ao clima… E o resto das lojas seguem o seu percurso. “Se saíssemos como vendedores ambulantes, ainda venderíamos shorts e pólos de mangas curtas”, diz outra lojista.

as altas temperaturas em Outubro, arruínam o negócio das lojas de moda.
As altas temperaturas em Outubro, arruínam o negócio das lojas de moda.

Por outro lado também é difícil antecipar uma Outono quente, porque as lojas de calçados e lojas de moda compram a colecção com um ano de antecedência. “A moda é sempre um ano. Neste momento estamos a comprar artigos para a Primavera-Verão 2018”.

A solução para o momento parece consistir em reduzir os preços e colocar artigos em saldo a meio da temporada, mesmo que isso signifique começar a vender perdendo algum dinheiro. “A ideia é que haja mais consumo, mas está muito parado”, diz um outro proprietário de uma loja. “Mesmo que baixemos os preços, as pessoas não compram”.

Enquanto isso, olham para o céu, esperando a água e o frio para terminar o que parece, mais do que um Outono, um Verão eterno.

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.