Tendências para 2020: Anos 2000

Tendências para 2020: Anos 2000

Tendências para 2020: Anos 2000

Por Maitê Karen – @maite_karenfurtado
A influência dos anos 90 e 2000 na moda atual – Principais tendências da década que estão de volta

O que têm em comum Backstreet Boys e N- Sync?  Spice Girls e Destiny’s Child? Britney Spears e Christina Aguilera? Todos eles figuram uma importância significativa para a cultura pop do final da emblemática década de 90, marcada por uma variedade de estilos musicais, desde o R&B, pop, rock, grunge e claro, o fenómeno das boys and girls bands.

A moda como um fator social, estabelece um vínculo de comunicação com a cultura e uma das formas mais eficazes de reforçar essa relação é a através da música.

Se olharmos para a questão com base numa análise em retrospetiva de um “passado relativamente recente”, percebemos com facilidade o poder de influência que os grandes ícones da música exercem sobre o mercado, especialmente no que toca aos figurinos usados nos seus videoclipes.

Da mesma forma, cada vez mais a moda adequa-se ás tendências usadas pela música porque cada década expressa uma particularidade diferente e esse contexto propícia um conjunto de características que influenciam não só a forma de vestir, como denota uma forte expressão para o mundo.

Ultimamente temos assistido a um “revival ”muito forte de tendências que fizeram muito sucesso nos anos 90 e que atualmente são recriadas pelos millenials, geração que nasceu nessa década e que é conhecida por expressar os seus ideais através das redes sociais.

O lenço

Uma das trends que fizeram mais sucesso no fim da década e que já nos faculta um vislumbre do início dos anos 2000 é o lenço, adotado pelas grandes divas do entretenimento e da música como Aaliyah, J-lo, Beyoncé ou Christina Aguilera.

Sabemos que a moda é cíclica, mas este é um acessório intemporal e por isso versátil, o que nos possibilita criar vários looks com uma única peça.

Tendências para 2020: Anos 2000
Aaliyah com uma das tendências mais usadas nos 90’s

 

Tendências para 2020: Anos 2000
Christina Aguilera no início da carreira

 

Lenço para 2020
O streetwear

Outra tendência que chegou diretamente dos 90’s/00’s embalada pelos hits pop do momento, é o streetwear ou a moda urbana, movimentada pelo hip-hop, rappers e intérpretes de R&B.

O streetwear é um estilo cheio de liberdade e de expressão que ganhou expansão nos anos 90 através da música quando ícones do hip-hop como Snoop Dog ou a cantora de R&B, Aaliyah, tornaram-se embaixadores da marca Tommy Hilfiger.

A título de exemplo, Aaliyah trouxe um lado mais feminino e sensual ao streetwear, que voltou em grande estilo.

Streetwear para 2020 com influência do grunge

Bucket hat

A terceira e a última tendência oriunda das décadas passadas e catapulada para 2020 é o  bucket hat que fez imenso sucesso em épocas anteriores e que desde 2018 é um destaque.

Amor para uns, ódio para outros, este chapéu de pescador representa para muitos amantes da cultura pop dos anos 2000, um momento célebre no cenário da moda.

Michael Kors, Gucci,  Prada e Fendi já se renderam a esta trend e apostam fortemente na versão mais urbana deste acessório.

Imagens: divulgação Tendências para 2020: Anos 2000 . .
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.