Timidez e auto-estima: como superar a timidez

Timidez e auto-estima: como superar a timidez

Timidez e auto-estima: como superar a timidez

Pessoas tímidas, introvertidas, retraídas, pouco sociáveis, inseguras…Todas elas têm um denominador comum que é a baixa auto-estima.

A estreita relação entre a timidez e baixa auto-estima é bem conhecida, embora não se saiba bem qual é a causa e qual é a consequência. Seja como for, nós esforçamos-nos para superar a timidez em prol da nossa auto-estima.

É por isso que queremos mostrar alguns exercícios que contribuirão mais ou menos directamente para elevar a auto-estima e o nível de auto-afirmação, como superar a timidez e o medo de te sentires mais capaz, válida e segura.

Com estas cinco dicas vais conseguir melhorar, senão mesmo vencer a timidez:

Primeiro passo: Ter consciência de que és uma pessoas tímida e querer mudar. E como sabes que és tímida? Quando começas a praticar ações.

Segundo passo: Praticar o autoconhecimento. Isso significa saber quem és, do que és capaz, o que desejas ter, conhecer os teus valores, das tuas crenças limitantes, dos teus bloqueios e dos teus medos…Mas também das tuas habilidades e forças internas, da tua missão na vida.

Timidez e auto-estima: como superar a timidez

Terceiro passo: Enfrentar os teus medos de te comunicares. Deves começar a falar em grupos pequenos, como reuniões familiares. Depois falar em grupos médios: reuniões de condomínio, de trabalho, na faculdade. E, por fim, falar em grupos maiores. Se mesmo assim te sentires desconfortável, uma sugestão é frequentar um curso de oratória.

Quarto passo: Ir a festas, cinema, teatro sozinha. Numa festa, por exemplo, deves–te dirigir às pessoas para dançar perto delas, e daí iniciar uma conversa. Outra dica é ir a uma livraria sozinha e pedir a opinião de algum produto que queiras comprar (mas não com o vendedor).

Quinto passo: Faz uma lista de 15 coisas que tens vontade de fazer e não faças por timidez. Determina a ti mesma um prazo de 15 dias para praticar essts ações, sem medo de seres avaliada, sem medo de seres julgada.

Lembra-te: para ter sucesso, precisas de praticar ações!

Se aplicares todas estas dicas na tua vida, temos a certeza de que mudarás e começarás a influenciar as pessoas. Elas vão–te admirar por teres tido a coragem de mudar e de evoluir, e vão querer inspirar–se em ti.

Acredita nisso e sê feliz!

Imagens: divulgação Timidez e auto-estima: como superar a timidez de vez . .
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.