Together We Stand: nova campanha de joalharia promovida pela AORP

Together We Stand: nova campanha de joalharia promovida pela AORP

Together We Stand: nova campanha de joalharia promovida pela AORP

Cadeia de valor. A nova campanha promovida pela AORP, retrata um setor unido e comprometido com a missão de afirmar a joalharia portuguesa no mundo.

A joalharia portuguesa faz-se de diversidade. Das oficinas tradicionais à indústria inovadora, do design clássico ao contemporâneo, do comércio local aos marketplaces digitais, o setor evoluiu, fortaleceu-se e encontra-se agora mais coeso e preparado do que nunca para afirmar a marca Portugal no mundo. E a pandemia aguçou o engenho.

Segundo um estudo realizado pela Deloitte, agora divulgado pela AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, o setor de joalharia e relojoaria registou um crescimento de 17% do volume de negócios, entre 2015 e 2018 (últimos dados disponíveis) para os 1.049 mil milhões de euros, que se reflete num aumento do número de trabalhadores na ordem dos 20% para os 10.337 e do Valor Acrescentado Bruto (VAB) para 233 milhões de euros, um crescimento de 15%  durante o período em análise.

Os resultados revelam um setor mais robusto, mas ainda tímido na sua estratégia de internacionalização face aos congéneres europeus. Apesar da positiva dinâmica registada de 2015 a 2018, com um crescimento de 23% para os 208 milhões de euros, as taxas de exportação continuam muito abaixo de mercados como Espanha, França ou Itália. Num inquérito realizado pela consultora a 68 empresas do setor, 87% dos inquiridos consideram que o reduzido investimento público para a promoção do setor e o reduzido conhecimento dos mercados internacionais constituem obstáculos relevantes à internacionalização.

Um desafio que a Associação pretende reverter nos próximos anos. “A última década foi revolucionária para a joalharia portuguesa. Os índices de exportação podem ser ainda reduzidos, mas este é um percurso recente, que se iniciou de forma sólida, há apenas 10 anos e alcançou um reconhecimento notável. A marca Portugal impôs-se, tanto no segmento B2C como B2B, o que revela um enorme potencial de expansão e nos obriga a encontrar novos caminhos e soluções para fazer face ao contexto pós-pandémico. E essa solução reside, sem dúvida, no coletivo”, afirma Nuno Marinho, Presidente da AORP.

Together We Stand: nova campanha de joalharia promovida pela AORP

É nesse sentido que surge a nova campanha “Together We Stand”, promovida pela AORP, uma afirmação de coletivo que convoca toda a cadeia de valor, da indústria ao retalho, a se unir para recuperar a trajetória positiva que vinha a registar.

“A mensagem que queremos passar é de que estamos todos ligados no problema e por isso também temos que estar ligados na solução. As associações, o Governo, as empresas, o consumidor, todos têm um papel determinante nesta recuperação. Enquanto Associação que representa o setor temos vindo a criar plataformas de partilha e promoção coletiva, como é exemplo o futuro portal portuguesejewellery.pt, no sentido de identificar novas oportunidades e fortalecer todo o ecossistema, para que ele se possa tornar mais forte e imune às flutuações de mercado que, como vimos, são inevitáveis e por vezes inesperadas”, acrescenta o Presidente da Associação.

A nova campanha apresenta sete histórias de empresários do setor, que retratam a nova dinâmica da joalharia portuguesa, na sua aposta em inovação, design, internacionalização. Cada empresa representa os diferentes segmentos que caracterizam a diversidade do setor e nela encontram a complementaridade necessária à sua afirmação: Anselmo 1910, Eugénio Campos, JCF – Joalheiros, TMB, José Martins Barbosa, Juliana Bezerra e Maria João Bahia.

Esta é a face mais visível da estratégia de internacionalização do setor, liderada pela AORP, com o apoio do COMPETE 2020 e que tem previsto um investimento de 3 milhões de euros, entre 2020 e 2021, em ações de promoção internacional.

Imagens: AORP Together We Stand: nova campanha de joalharia promovida pela AORP . .
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: