Fazer topless na praia ainda é tabu para os portugueses

Fazer topless na praia ainda é tabu para os portugueses

Fazer topless na praia ainda é tabu para os portugueses

No Verão (mais concretamente a época de férias) e com ele a oportunidade de nos livrarmos do soutien.

A temporada de férias chegou, e com ela uma controvérsia prática que ainda incomoda a muitos e para outros é assunto tabu. Em Portugal fazer “topless” não é bem visto, a menos que seja feito em praias de nudistas mas, o que acontece no mundo? Porque noutros países da Europa esta prática é comum, enquanto em Portugal pode mesmo ser considerado uma violação de moralidade?

Os países europeus que permitem fazer “topless” têm algo em comum, é a regulamentação da prática, existem leis específicas sobre o assunto. No caso de Portugal, não há nenhuma lei ou iniciativa que permita as mulheres fazer “topless”, sendo acusadas de atentado ao pudor e passiveis de ser punidas com multa.

Os tabus sobre o corpo da mulher são o principal problema, pois é considerado imoral mostrar esta parte do corpo. Outro aspecto a ter em conta é a timidez e baixa auto-estima, porque há uma crença profundamente enraizada que está ligada a padrões de beleza impostos pelos média.

Que se passa no mundo?

Na Itália, o “topless” é uma prática que é legalmente permitida desde 2000. Foi nos anos 70, quando as mulheres lutaram porque não era um acto “indecente”. Depois da luta, o resultado foi que as mulheres pudessem deixar os seus seios ao ar e não serem penalizadas por isso, tornando esta prática em algo comum.

No caso da Espanha, uma pesquisa realizada pela Expedia, revelou que 42% das espanholas tinham feito “topless” nalgum momento das suas vida, enquanto 73% disseram não ter qualquer problema quando as mulheres o fazem. Antes de 1989 era considerado um “escândalo público” que as mulheres se livrassem da parte superior do biquíni.

Nova York foi uma das primeiras cidades a liberalizara esta prática, graças a duas mulheres que lutaram para que não fosse punível por lei.

Já no Brasil, onde o Carnaval mostra um pouco mais, fazeres “topless” pode conduzir-te à cadeia.

Imagens: divulgação Fazer topless na praia ainda é tabu para os portugueses . .
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Pode utilizar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.