Um costume saudável: conhece a dieta mediterrânica

Um costume saudável: conhece a dieta mediterrânica

Um costume saudável: conhece a dieta mediterrânica

A dieta mediterrânica é o hábito alimentar das pessoas que vivem nos países próximos ao mar mediterrâneo. Embora diferentes com relação à cultura, religião e política, esses países compartilham características comuns quanto aos costumes alimentares. A dieta, apesar de ser um costume alimentar, também pode ser vista como um regime especial entre as pessoas com objectivo de emagrecer.

Esta dieta é conhecida por ser uma das mais saudáveis. A dieta mediterrânica inclui um consumo de gorduras bem maior que o usado em dietas no Ocidente, mas são gorduras de melhor qualidade, a partir de peixes, proteínas vegetais e azeite. As pessoas que se alimentam regularmente por meio dessa dieta costumam apresentar peso sob controle e incidência mais baixa de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e obesidade. Além de saber escolher bem os alimentos, é importante a frequência da sua ingestão. Foi assim que nasce a pirâmide dos alimentos que relaciona estes dois aspectos:

Um costume saudável: conhece a dieta mediterrânica

Na base da pirâmide foi colocado o exercício e a necessidade da sua prática diária. A dieta mediterrânica, ou estilo de vida, foi classificada pela Unesco como Património Imaterial da Humanidade.

A dieta consiste em priorizar alimentos naturais frescos, como: frutas, hortaliças, cereais, leguminosas, oleaginosas, peixes, leite e derivados, azeite de oliva e uma variedade de ervas de cheiro e vinhos. Devem ser excluídos da alimentação os alimentos: industrializados, aditivos químicos e com açúcares.

O cardápio mediterrânico tem como característica um baixo consumo de carnes vermelhas e gorduras de origem animal. As frutas e hortaliças possuem uma grande quantidade de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes; os cereais são ricas fontes de carboidratos; as leguminosas possuem fibras e proteínas vegetais; as oleaginosas fornecem gorduras de boa qualidade, mono e polinsaturadas, e doses relevantes de vitamina E, e selênio; os peixes são ricos em ômega 3; o leite e derivados são importantes fontes de cálcio; o vinho tinto contém antioxidantes e o azeite de oliva é rico em ácido graxo monoinsaturado.

Um costume saudável: conhece a dieta mediterrânica

Uma taça de vinho tinto deve ser ingerida regularmente a cada refeição. O peixe é recomendado de três a quatro vezes por semana, em substituição ao frango e à carne vermelha. As gorduras devem vir das nozes e do azeite de oliva. As sugestões do que comer nas refeições são:

Ao pequeno almoço: uma fatia de pão integral, queijo branco regado a azeite, tomates, ervas finas, nozes e sumo natural.

Ao almoço: macarrão integral, peixe, sumo de uva, salada verde regada a azeite extra-virgem. Na sobremesa, frutas.

Ao lanche da tarde: sementes de linhaça, salada de frutas ou frutas secas.

Ao jantar: peixe assado, seleta de legumes e uma taça de vinho tinto. Tudo isso regado a azeite extra-virgem. Depois do jantar, uma pera. No entanto, todos esses alimentos devem ser consumidos com moderação, porque não é por serem saudáveis que não sejam calóricos.

Existem diversos benefícios em aderir a dieta mediterrânica, entre eles: as vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes ingeridas nessa dieta ajudam a prevenir o câncer;  os cereais são fontes de energia para o organismo, bem como de fibras, nutrientes, minerais e vitaminas; as proteínas vegetais ajudam a evitar a constipação, o câncer de intestino e diminuem o nível do mau colesterol (LDL).

Além disso, a dieta mediterrânea possui como vantagem o baixo consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como as carnes vermelhas e produtos lácteos gordurosos, o que diminui o risco de doenças crônicas não transmissíveis. A única contraindicação dessa dieta pode ser o consumo de vinho para quem não pode usá-lo.

Imagens: divulgação Um costume saudável: conhece a dieta mediterrânica  .
Texto: Geovana Tavares
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