No passado fim de de semana, centenas de pessoas vestiram-se de cor de rosa para a estreia do filme da Barbie que, há meses, tem vindo a viralizar a tendência Barbiecore na moda. Porém, apesar de várias coleções com este tema terem sido lançadas ultimamente, a tendência não é totalmente nova, ela tem vindo a crescer há vários anos.
De acordo com um relatório da agência de tendências Fashion Snoops, esta tendência foi identificada em dezembro de 2019 e foi em abril de 2020 que a #barbiecore apareceu pela primeira vez no cenário social.
Em novembro de 2020 e em plena pandemia, a tendência Y2K Estética voltou ao mapa dos looks onde a moda da Barbie reaparece. Esta estética revivida atingiu sobretudo as novas gerações que procuravam estabelecer uma nova versão dela.
A tendência Barbiecore… e o que vem a seguir?
Em abril de 2021, o Fashion Snoops previu que uma das principais tendências se iria chamar Dopamine Dressing, que consistia em looks com detalhes exagerados, cores vivas e divertidas que procuravam levantar o animo de quem as usava. É claro que a Barbie rosa não podia faltar nesta paleta de cores. Isto, junto com a tendência Y2K Aesthetic, chegou às passarelas SS22, em agosto de 2021.
A partir daí, as coleções não demoraram a sair. Em janeiro de 2022, foi lançada a colaboração Balmain x Barbie com 50 peças que se distinguem por não terem género. Em fevereiro do mesmo ano, Valentino lançou a sua coleção de outono inverno 2022 em colaboração com a Pantone na qual o rosa era o protagonista.
As primeiras imagens de Margot Robbie e Ryan Gosling no set da Barbie saíram em abril de 2022 e desde então a conversa sobre a tendência Barbiecore não parou. De novas coleções em rosa, a famosas a exibirem os seus looks nesse tom, aos poucos foi crescendo até que em junho de 2022 a #barbiecore consolidou-se como uma das maiores tendências do verão.
O rosa é apenas o começo
Agora que inúmeras marcas lançaram coleções cápsula com este tema, o que vem a seguir? Chegou a saturação da barbiecore? De acordo com Fashion Snoops #Barbiecore é um indicador de grandes mudanças que estão a chegar ao mercado. Elas indicam que é a porta de entrada para três novas tendências:
- Tons emocionalmente maximalistas – começando pelo rosa radiante que caracteriza a moda da Barbie, o amor pelos tons saturados vai continuar, entre eles o laranja intenso chamado Spritz.
- Ingenuidade lúdica – segundo a agência, o consumidor tem necessidade de fugir a notícias stressantes, como questões políticas ou hábitos que mudaram o seu modo de vida. Para isso, vão procurar mais roupas que tenham um toque meigo, infantil e lúdico. O rosa viverá nesta tendência, assim como formas românticas como corações, texturas acolchoadas e detalhes sensoriais como penas.
- Hiper feminilidade – As peças vão ocupar aqueles cortes e detalhes que tradicionalmente são considerados mais femininos. No entanto, eles não farão isso apenas para coleções femininas. Os designs que procuram ser neutros em termos de género tendem a ter uma aparência mais masculina, e com esta tendência será o oposto.
Imagens: divulgação . . A tendência Barbiecore… e o que vem a seguir?
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.