Hoje, cuidar da aparência e fazer-se notar são tarefas diárias das mulheres. Já não medem esforços para ressaltar a beleza e deixar em evidência os traços marcantes. A maquilhagem é um dos “truques” que completa o visual e os esteticistas são unânimes ao afirmar que o delineador é indispensável para um “make up” de arrasar.
Delinear os olhos valoriza o olhar. O traço fino e delicado deixa o olhar mais profundo. Os de gatinho levantam a expressão. Já os traços mais grossos chamam a atenção para área delineada.
O delineador pode ser adaptado ao estilo de cada pessoa. O formato dos olhos (pequeno, grande, caído ou não) irá ditar o contorno. Para os olhos pequenos o ideal é o traço fino colado aos cílios. Os olhos grandes pedem traços grossos. Já os caídos a linha tem que ser superfina e não ultrapassar os cantos externos dos olhos.

Para obter um olhar marcante e sedutor é necessário uma aplicação correcta, pois as falhas podem comprometer o resultado final. O traço tem que ser firme, ficar bem rente aos cílios e a aplicação tem que ser feita da metade da pálpebra para os cantos externos e depois do centro da pálpebra para o canto interno. É importante aplicar desta forma para que as pálpebras não dobrem, ou seja, é uma maneira de passar que evita borrar o delineador.
Existem diversos tipos de delineador no mercado. O modelo caneta, por exemplo, é o mais recomendado para quem não tem prática na maquilhagem, porém produz traços mais grossos. O líquido de pincel rígido também é apropriado para “principiantes” por facilitar o traço. Já o líquido de pincel macio desenha uma linha mais fina, mas é difícil de aplicar por não ter um contacto firme com a pele.
Preto, castanho ou colorido, a ideia é: usar o delineador tanto para looks básicos, como para superproduções. Ousado, o contorno dos olhos dá sofisticação e destaca o olhar feminino.