Usar jeans no trabalho sem perder a formalidade

Usar jeans no trabalho sem perder a formalidade

As peças jeans são artigos de confecção têxtil destinado ao vestuário que usam como matéria-prima tecidos Denim. Muito populares na actualidade, as calças jeans evoluíram com o tempo e hoje são indispensáveis no mundo da moda. Tudo começou há um século atrás quando Levi-Strauss criou roupas resistentes para mineiros nos Estados Unidos da América.

No início foi tudo uma experiência. Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineiros e o sucesso foi imediato. Altamente resistentes, as peças não estragavam com facilidade. Estava criado o “jeanswear”, o estilo reforçado de confecção, o qual foi originalmente destinado a roupas de trabalho.

A versatilidade dos jeans
A versatilidade dos jeans

Hoje as peças jeans são indispensáveis, tornaram-se verdadeiros ícones da moda. Por esse motivo é bastante tentador ir trabalhar de forma informal, camisas e jeans, sendo que temos que ter sempre em atenção que o nosso estio de vestuário repercutirá inevitavelmente na nossa imagem como profissional.

Os jeans são de resto a única peça que se dá ao luxo de ser uma peça indispensável no armário tanto de uma mulher como de um homem, talvez porque o seu uso é literalmente ilimitado: podemos ir com eles a uma festa, para a escola, realizar tarefas domésticas… E o melhor é que os jeans combinam com tudo.

Esta peça de roupa é tão popular que até se usa para ir trabalhar. É comum que nas empresas declarem as Sextas-feiras informais, dia em que quase todos levam os seus jeans favoritos, mas cuidado: não se trata de escolher qualquer peça. Convém lembrar que a roupa reflecte a nossa personalidade.

Conselhos para manter o estilo e uma imagem impecável na altura de vestir jeans

– Não confundir os dias de trabalho com a noite de Sábado. Os jeans que levarmos para o trabalho têm que reflectir o nosso profissionalismo pelo que não devem estar rasgados ou com buracos.

– Não usar jeans demasiados soltos, uma vez que apesar de dar comodidade dão uma aparência descuidada.

– Outra opção má são os jeans demasiado apertados porque dão uma imagem imatura e demasiado informal.

Jeans sim, mas apropriados para cada ocasião
Jeans sim, mas apropriados para cada ocasião

– É recomendável comprar jeans que estejam na moda mas que sejam subtis, com bom corte e bons acabamentos.

– A regra básica é que os jeans devem ser simples, por isso devemos evitar os adornos ou decorações.

– Em caso algum devemos usar jeans estampados ou com grandes desenhos, porque ficaremos com ar de adolescente rebelde e ninguém irá acreditar que somos profissionais.

– Também é conveniente não usar jeans de cinta baixa, uma vez que não são a nossa medida e pode ocorrer um “incidente” se tivermos de nos baixar…

– De preferência devemos escolher uma peça escura, uma vez que é muito mais formal e principalmente rectos. Combinam na perfeição com um casaco elegante.

Jeans, ideais para as Sextas Feiras informais
Jeans, ideais para as Sextas Feiras informais

– Actualmente existem modelos de jeans exclusivos criados por estilistas. O ideal é ter um par no nosso armário porque de certeza ficarão muito melhor do que os comuns.

– Devemos combinar os jeans com calçado formal e evitar o calçado desportivo, uma vez que este ultimo não favorece a normalidade.

Se tivermos em conta estes conselhos, não perderemos a imagem impecável pela qual tanto trabalhamos.

Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados