Vegetariano ou Vegan? Entende a diferença

Vegetariano ou Vegan? Entende a diferença

Vegetariano ou Vegan? Entende a diferença

A principal diferença entre vegans e vegetarianos é que os vegans não consomem nada de origem animal, isso aplica-se tanto a alimentação quanto a qualquer tipo de consumo como roupas, maquilhagem, remédios, etc. Já o vegetariano não consome carne, mas isso não quer dizer que não adquira outros produtos de origem animal.

N um prato vegetariano não vai haver peixe, carne, mas pode conter ovos e laticínios (ovo-lacto-vegetariano). Já num prato vegan há somente ingredientes de origem 100% vegetal e nada de origem animal, ou seja, os vegans não consomem ovos, leite, queijo ou mel. Os vegans também tendem a evitar zoológicos, aquários, circos e qualquer tipo de actividade envolvendo o uso de animais para entretenimento. Enquanto o vegetarianismo pode ser encarado como uma dieta, o veganismo é uma crença.

Existem várias razões para aderir ao estilo de vida vegan ou vegetariano, mas na maioria das vezes essa escolha está ligada a princípios éticos. Os vegans, como dito anteriormente, não consomem nada de origem animal e o principal motivo para isso é a não exploração animal. Já o vegetarianismo muitas vezes pode ser adoptado não só pela questão ética, mas também como dieta para questões de saúde ou até mesmo religião.

Vegetariano ou Vegan? Entende a diferença

A exploração animal é considerada uma das grandes causas deste século e já motiva milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo as estatísticas do INE de 2015 (Instituto Nacional de Estatística), em Portugal nunca se produziram e abateram tantos animais, nem seu consumo foi tão elevado e isso gera consequências directamente a saúde e ao ambiente.

Uma sociedade que não consuma produtos animais é um caminho apontado para, em termos ambientais, garantir a sustentabilidade do planeta. Para quem se identifica com as crenças do vegetarianismo e/ou veganismo, mas não consegue excluir o consumo de carne, existe ainda os flexitarianos. Esse estilo de vida refere-se as pessoas que comem carne ocasionalmente, portanto, tecnicamente não se enquadram na definição de vegetarianismo ou de uma dieta vegan.

Imagens: divulgação Vegetariano ou Vegan? Entende a diferença .
Texto: Geovana Tavares Vegetariano ou Vegan? Entende a diferença
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados